26.7.06

Epístola de Jorge Linhares a Caio Fábio

Belo Horizonte, 18/07/2006

Pr. Caio Fábio,

Fiquei muito feliz com a matéria de capa da revista “Veja” (12/07/2006 - edição 1964). Louvo a Deus porque vi meus amigos e colegas de ministério crescendo.

Quanto a você, Pastor Caio Fábio, admirei muito o seu trabalho e muitas vezes fui abençoado através das suas mensagens; porém, queria lhe dizer algo do fundo do meu coração, como alguém que tem 30 anos de ministério – Uma das coisas mais difíceis na vida é aceitar não ser o centro das atenções.

Jamais quero dizer alguma coisa para polemizar, mas quero lhe dizer – hoje, você já não é mais o centro das atenções como um dia foi.

Quando eu lia sobre você e o ouvia na mídia, louvava a Deus por sua inteligência e capacidade. Hoje você precisa aprender a aplaudir outras pessoas que estão na mídia e estão conquistando com seus esforços, vitórias que Deus lhes deu.

Que você possa reconquistar uma posição que um dia foi sua – de ser procurado pela imprensa, para dar a sua opinião como alguém que influenciava o meio evangélico. Era maravilhoso ouvir suas respostas, lê-las e ver como você representava bem o povo evangélico. Digo: era!Hoje você pode reconquistar este espaço, porque sei que não é impossível, basta você ter humildade para reconhecer os que estão lá em cima.

Segunda coisa: eu sei que as pessoas que estão em uma posição secundária hoje, sempre procuram se comparar com os que estão em cima, nunca os que estão em cima se comparam com os que estão em baixo. Você nunca viu o Pelé se comparar ao Maradona, mas você vê sempre o Maradona se comparar ao Pelé.

Precisamos ver qualidades nas outras pessoas. Não queremos ser como aquela mãe, que vê os soldados marchando em um batalhão e somente um estava em descompasso e este era exatamente seu filho e ela diz que todo o batalhão estava em descompasso com seu filho e não que seu filho estava em descompasso com o batalhão.

Por isso a vida é uma escola. Sempre aprendemos! Vibre com a vitória dos pastores que foram escolhidos para ocupar uma capa de “Veja”. Vibre com a vitória dos que foram citados como pessoas de curso superior. Quando você tiver curso superior, então você os critique.

Ainda que você venha me responder agressivamente, quero lhe dizer que fica essa palavra do fundo do meu coração. Por não ter acesso a você pessoalmente, tudo que estou enviando para seu e-mail, gostaria de lhe falar pessoalmente.

Se eles são vitoriosos, a vitória é do Corpo de Cristo. “Veja” viu; “Veja comentou”; compete a nós, orarmos cada vez mais, para que eles melhorem e venham a dizer: “Isto é” uma bênção! É “Época” dos evangélicos.

Deus te abençoe.

Pastor Jorge Linhares
Igreja Batista Getsêmani – BH/MG

23 comentários:

Anônimo disse...

Talvez as palavras do senhor Caio Fábio tenham soado ásperas demais para alguns crentes. Ainda me pergunto se realmente precisamos de tanto alarde quando uma pessoa manifesta sua opnião pessoal. Geralmente se confunde mansidão com falar baixo, agir calmamente e dizer palavras amenas. Moisés, que a Bíblia chama de o homem mais manso que já existiu, matou um homem sem pensar duas vezes. Mansidão não siginifica ser necessariamente calmo, pacato. Jesus Cristo era manso e assim mesmo distruiu as barracas dos mercadores no templo. Mansidão significa não desejar nada de ninguém, ou seja, a pessoa ser completamente satisfeita com aquilo que possui e com aquilo que ela é!

O Caio Fábio foi duro? de uma certa ótica sim, mas não significa que isso não é uma atitude cristã, pois expressar o que se sente é a essencia do próprio cristianismo: a liberdade!

Se mais e mais crentes se mostrassem indignados com esse evangelho superficial, comercial e faccioso de nossos dias, as coisas poderiam tomar um rumo diferente.

Anônimo disse...

ucom tantas coisas pra se discutir neste país como,violencia,fome,discriminalidade,leis que so favorecem quem tem,politicos coruptos,a familia sendo bombardeada pela televisão com seus programas nocivos,e com tantas almas caminhado para o inferno,e nós que temos uma palavra para resgatar,temos que ficar assistindo dois pastores de renomes no país discutindo e dando brecha para que pessoas possam fazer comentarios desagradáveis pensem melhor antes de fazer algum tipo de comentario, valorizen o tempo para pregarem o evangelho que liberta.

Anônimo disse...

QUEM ESTÁ DE PÉ,CUIDE PARA Ñ CAIR.....MINHA TRISTEZA É VER QUE O FILHO DO HOMEM Ñ TINHA ONDE ENCOSTAR -SE PARA DESCANSO.O MUNDO ESTA CHEIO DE CHUPA-CABRAS,MAMANDO NA TETA DO POBRE,ATÉ NO EVANGELHO.MISSÕES,ISTO É O QUE CRISTO AMA.CONHEÇO PASTORES ,HOMENS DE DEUS,NO NORDESTE.AMO A IRMA OTILIA,QUE ESTA EM BOTSUANA,NA AFRICA.ESTOU CONFUSO QUANTO AOS PASTORES DE HOJE.....POVO DE DEUS,INVISTAM O SEU DINHEIRO EM MISSOES.E O CORAÇÃO DE DEUS.MANDE ESSES MEGAS-PASTORES TRABALHAREM NA OBRA.CRISTO OS TEM JA COMO CULPADOS,

Josafa Duarte disse...

Ridiculo tudo isso Caio deveria ficar calado e assumir seus erros.

Anônimo disse...

O maximo que podemos fazer é só comentar?
Quando alguem fala bobagens, me refiro tanto ao um quanto ao outro, a gente pode fazer de conta que foi só um "pum" que eles soltaram. Incomoda os nossos sentidos, mas é só a gente sair de perto! Eles que aspirem o próprio mau cheiro!

Anônimo disse...

Sabe, fiquei muito triste ao ler tudo isso...tanto as mensagens quanto os comentários... uma casa dividida não subsiste. Não saia da boca palavra torpe, mas palavra útil para edificação. Devemos nos unir e não criar separações por divergências... as diferenças existem, mas não podem ser motivo de alfinetadas, ofensas e separações. GENTE SOMOS CORPO DE CRISTO!!! ACORDA POVO DE DEUS!!! É tempo de todo o povo se unir, de não permitir o enfraquecimento da fé através de disputas. E se há discordância, ore, suporte em amor e respeite as diferenças, julgar só compete a Deus, nós estamos aqui para serví-Lo e não para ficarmos questionando e criticando a conduta alheia. E serví-Lo é seguir o exemplo de Jesus: AMAR!!!
Que o Espírito Santo tenha liberdade em nossas vidas para nos unir em amor e fé, para realmente sermos um só corpo!!!
Paz!
Ah, fica uma sugestão: ao invés de criticar que o evangelho que está sendo pregado é "asim" ou que "fulano" é "assado" que tal nos dedicarmos à um princípio: joelho no chão, "orai sem cessar com súplicas por todos os santos"!!! Orar por todos os ministros de Deus e dar a eles a cobertura espiritual que é necessária!!!
Que Deus continue tendo misericórdia de todos nós, que ainda estamos sujeitos à essa natureza humana!!!

Anônimo disse...

hoje estamos vendo o que a bíblia diz à respeito que se cumpriria nos dias de hoje, nação x nação,reinox reino.Infelismente homens que DEUS levantou para fazer sua vontade estão caindo nas garras do inimigo,cuidado pois a luta não é contra a carne nem o sangue,enquanto isso o diabo está ceifando muitos. vomos nos preucupar em levar a boa semente e deixar a vida dos outros em paz,pois a mesma maneira que jugarmos seremos julgados, isto é lamentável que está ocorrendo devemos orar uns pelos outros ,pois Deus quer que todos se salvem, e conheçam a verdade. que Deus abençoe a todos.

Anônimo disse...

Bom... Hipocrisia é o que não falta no Jorge... Semana passada ele resolveu criticar os que vão para os States pra ganhar dinheiro... Ele tem uma Pajero Full GLS, que custa no mínimo 145 mil reais... Ele vê as coisas de uma forma egoísta, por causa do padrão de vida dele. Ele não precisa de lutar pra conseguir as coisas, portanto acha que as pessoas que têm de batalhar para tal estão erradas.

Eu concordo com o post do pastor Régis Oliveira. E também acho que as coisas podem realmente tomar um novo rumo, mas o grande problema é que estamos lidando com pessoas burras. Se as pessoas tivessem uma visão crítica sobre as coisas, pensassem antes de agir, soubessem o que estão fazendo, seria mais fácil de mudar o caminho para o qual as pessoas estão sendo guiadas cegamente.

Unknown disse...

O Walter classificou o Pr. Jorge como um "homem bom". Agora eu pergunto: como ele pode ser um homem bom se diz que a tragédia de Santa Catarina é um "castigo divino", comparado ao dilúvio bíblico, pelo fato de o mundo estar cada vez mais entregue à "perversão"? Para mim esse cara de cristão e de "homem bom" não tem absolutamente nada.
Para quem ainda não sabe da história, é só visitar esses 2 links: http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2008/12/08/Pregando-a-discordia.aspx e http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2008/12/09/Vespeiro.aspx

ca disse...

Comentario é breve e objetivo!!
Julgo saber pouco sobre Biblia,mas pelo pouco que sei ja endenti que Deus não da razão alguma ao ofensor nem ao ofendido ,e sim do que comete um ato de humildade e de obediencia, "perdão" uma das qual ele ensinou com muito sofrimento fisico,na cruz!! Olha Pr.Jorge Deus não se agrada dessa sua fesa tão violenta. E você Caio Fabio ta examinando a Biblia pra que??ser Juiz!!Cuidado com o que vocês falam, para nâo escadalizar um Evangelho com 2009 anos de existencia, que tem como um preço muito alto, sangue de um inocente,justo o perfeito varão,e esse Evangelho pra chegar onde chegou muita gente se propós a derramar seu propio sangue , cabe a nois levar esse Evangelho pra mais longe ir mais alem do que estar,da maneira certa e não com contendas, e contendas essas entre irmãos!!Pois somos um só corpo unidos com Cristo o qual é a cabeça.
Vocês tem alguma razão pra estarem discutindo??
Que sejam abençoados na pratica da palavra!!

Anônimo disse...

Lamento até que pé chegou essa polemica..." Não podemos cair nessa de julgar...Jesus disse: Mat 7:1...Devemos Orar, pois O Pastor Caio Fábio , refeito como Vaso , vai detonar novamente , não pessoas, mas o mundo espiritual , do qual conhece muito bem e foi alvejado pelos demonios que estão nesta região espiritual...por isso, Chamo a todos que querem a unidade espiritual estabelecida.." Vamos Orar e se precisar , Botar a nossos lábios no pó...Paz!

Anônimo disse...

eu so queria saber o que cristo ganha com essa discurção?//

Anônimo disse...

naõ sei quem esta falando averdade adimiro muito caio fabio desdo tempo que euera bebado adimiro silas malafaia juntamento com pastor jorge todos os outros pastores deste brasil eno mundo mas amo a jesus cristo que nunca descriminou ninguem quero orar por todo este homem pois umdia vamos saber quem falava a verdade que deus abençoe.....

efra disse...

nossa que cousa ... conmo e facil ficar em cima do muro! e eu que acho que nos temos discernimento pra ver as coisas ,mas percebo que ainda nao saimos da epoca dos ,juizes biblicos,a ponto de tomarmos partido nao da ideia mas sim do elemento que difunde o pensamento,o duro e ficar no banco de reserva e ver o time titular ninguem sai pra mim entrar!!então amados nosso amado reverendo Caio Fabio deve e tem direito de expor o seu pensamento,mas seria muito improficuo da parte dele, pois o amado ja foi bananeira que deu cacho.
e o povo chamado cristao nao liga muito com este negocio de $ dindim pois e notorio que nos tempos dos sacerdotes eli e filhos eram uma cambada de ladrao,mas JEOVA cuidou dos tais nos tempos oportunos,agora quér ver um crente ficar doido!???!!!!
É com o tar de adulterio...
esse eles ficam doido
entao e como diz papai
QUEM TEM RABO DE PÁIA NAO FICA PERTO DE FOGUEIRA...
Nao e mesmo seu Caio Fabio
e agora ficar falando que os outros tem dindim$$$$
e so ler o Salmo 73 um punhado de vez e com os doutorados que o senhor fez é impossivel que não va entender
e trezentas e vinte uma vez a biblia manda o ser humano no individual.... CUIDE DO TEU PROPRIO NARIGAO

Anônimo disse...

Eu só não entendo porque há que se pregar o evangelho com tanta gritaria como faz o pastor Silas Malafaia. Não sei porque fui tantas vezes na Universal e só vi entrega de envelopes e mais envelopes e não vejo uma programação que transmita o evangelho na Record.
Não conheço muito o pastor Caio Fábio, mesmo tendo visto milhares de reportagens, não posso dizer que o conheço de fato e verdade. Mas a única coisa que eu sei é que tudo o que ele fala se parece muito com o meio em que vivia uma tia minha quando era pastora. Sinceramente, eu não via o amor de Deus ali, embora eu fosse buscá-lo. Mas foi bom pra aprendizado. Por isso, não estou defendendo ninguém, porque só a Deus cabe julgar, mas tudo o que Caio Fábio fala, eu pude observar em determinada cidade e determinada denominação, coisas do tipo o que ele fala no vídeo: Bispo Francisco entrevista Caio Fábio, e muito mais do que ele fala.Por isso, eu dou crédito, sim, a algumas palavras que ele diz. Etambém como evangélica, já estou cansada dessa mordaça que tentam nos colocar.
Eu procurei Jesus pra ser livre e não pra me tornar escrava na mão desses homens sem escrupúlos.
Que Deus proteja-nos.

cz disse...

em resumo, em que tudo isso edifica o reino de DEUS? QUE PROVEITO UM IMPIO PODE TIRAR AO LER TUDO ISSO. SERA QUE ESSA É A CONDUTA DE QUEM SE DIZ SEPARADO, DE QUEM FOI CHAMADO PARA FAZER A DIFERENÇA. NUNCA LI NA BIBLIA QUE CRITICAS OU JULGAMENTOS MUDOU A VIDA DE ALGUEM, A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE A ORAÇÃO DE UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS, SENDO ASSIM SE UM IRMÃO TEVE UMA POSTURA QUE A SEU VER VAI CONTRA A PALVRA DE DEUS , ORE POR ELE.

Anônimo disse...

anomimo gosto muito das pregaçoes dos pastores silas e do jorge temos realmente que meditar muito na epistola de thiago q/do ela fala do poder da lingua em uma fonte nao pode jorrar dois tipos de agua doce e salgada temos que orar muito por estas e outras divisoe pois casa dividida nãõ prospera.

Anônimo disse...

enquanto isso,Jesus olhando e se perguntando...Quantas coisas mais importante temos a fazer e todos estes brigando,xingando,discutindo...tsc...tsc...tsc
Estão perdendo tempo ,estão todos na mesma panela como dizem!

Thiago Gigo disse...

o pastor e Mártir alemão Dietrich Bonhoeffer disse: "Protestantismo não é o Protesto da Igreja contra o mundo, mas de Deus contra ti mesmo. 'tenho porém contra ti'"
Quem sabe uma consciência autocrítica bem fundamentada, o discernimento bíblico e a honestidade não ajudem os dois protagonistas em pauta a olharem para Jesus como modelo, sobretudo com desejo de segui-lo. Um carta aos irmãos perseguidos da Coréia do Norte seria mais proveitosa que essa "epistolada" de frases mal elaboradas. E essas briguinhas entre os personagens que povoam o cenário evangélico, torna-se detestável e repugnante. Há coisas mais fundamentais para fazer no ministério que escrever carta para alguém que não está mais em evidência na mídia. Afinal, será que Jesus se interessaria em participar dessas rixinhas entre meninos na fé que protagonizam o sumulacro evangélico?
inteligenciaparaavida.blogspot.com
acesse...

Riva Moutinho disse...

Alguém aí falou que o Linhares é bom e que são os apadrinhamentos que o atrapalham ou atrapalharam.
Desculpe, mas isso me soa como uma piada de péssimo gosto, ou uma total falta de conhecimento a respeito de quem se fala.
Linhares é imagem, é biscoito de polvilho (não tem conteúdo).
E, no mais, se ele é um bom homem, Lúcifer é um bom diabo.

Anônimo disse...

Corajoso esse tal Jorge Linhares, para não dizer louco. Despertar a fúria de Caio Fábio, o Homen até parece um Leão com toda aquela juba. O Coro comeu brabo!

letícia disse...

se as pessoas julgassem menos e orassem mais, seríamos uma igreja muito melhor.
"seríamos muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."

Jovens Cristâos com atitude disse...

Dois homens buscando a glória e louvor dos homens, estão mais preocupados com as coisas terrenas do que com as que são de Deus.

Blog Widget by LinkWithin