2.2.08

Crente é igual baiano

Carnaval tem os que adoram e os que detestam.

E tem os crentes.

Crente evangélico adora tanto detestar o carnaval que não vê a hora que chegue esta época do ano, só para expressar de modo ostensivo o seu descontentamento com o período carnavalesco pelo qual esperou o ano inteiro.

Não faz o menor sentido, eu sei, mas os crentes também não fazem.

Igreja evangélica durante e após o carnaval é uma festa só, algumas com fila para se dar testemunho de como lutou e venceu contra as tentações do demônio e suas investidas contra o povo de Deus, que abundam (em mais de um sentido) nesta época, ou para contar como evangelizou o travesti que ia sair de passista da escola de samba tal, minutos antes dele entrar na avenida, e o convenceu a aceitar Jesus, se arrepender e voltar a ser macho.

Crente é igual baiano. O carnaval deles começa uma semana antes e termina uma semana depois que o de todo mundo.

Quem vocês acham que são os primeiros a desfilar nos sambódromos? Se disserem que são as escolas deste ou daquele grupo erraram. Antes que a comissão de frente da escola de samba que abre o carnaval ponha o pezinho fantasiado na passarela, com certeza um grupo de oração evangélico já percorreu todo o caminho para fazer a desinfecção espiritual do ambiente.

Depois dos desfiles vem outro grupo, talvez mais especializado, fazer o fechamento e amarrar um ou outro demônio da luxúria que esqueceu de voltar pros quintos depois da terça-feira.

E tem os retiros.

Como observador da religião já participei de muita coisa estranha (sempre a convite de alguém que apostou que não devia ser difícil catequizar mais um Índio), mas retiro espiritual de crente eu nunca fui – E nem quero, Deus me livre, Cruz Credo!!!

Um dos raros momentos em que penso em me converter é quando cogito a possibilidade do inferno ser um lugar cheio de crentes tocando violão. Mas parece que nestes retiros inventaram o carnaval gospel, que pelo que eu entendi deve ser parecido com o carnaval do Brasil num universo paralelo de antimatéria.

Nestes retiros de carnaval evangélicos tem muita música gospel, muita atividade gospel, muito relacionamento gospel e muita diversão gospel ou seja, um pé-no-saco de chatice que não tem tamanho. E deve ser cheio de crente tocando violão.

Só para constar, não que eu, particularmente, goste muito de carnaval. Por centenas de anos meu povo desfilou pelado pelo Brasil inteiro e isto nunca foi considerado festa.

Acauan Guajajara, no e-group Religião é veneno.

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa a matéria. Realmente crente é um pé no saco quando querem convencer os outros a ficar na deles. Sou amigo de um que a igreja dele proibe ver tv. Na casa deleé um barato a tv fica trancada no armário embutido de cada quarto. Eu brinco com ele dizendo que isso é ser gospelta (gospel com capeta, enquanto a gente toma uma cervejinha juntos (ah! isso também é proibido. Uma vezfui a casa dele e o pastor da igreja estava almoçando lá.Ele me chamou de lado e me disse pra não dar mancada. Eume manquei e somos amigos ainda.

Anônimo disse...

Realmente, essa é uma época ao qual muitos ou alguns crentes tentam fugir de um certo carnaval, e olhando por uma direção, vamos ver que algumas denominações fazem com o seu clero, levando-os a um "retiro de carnaval", ao qual "esse retiro" nada mais é do que um grande encontro de recreação.
Encontramos nesse tipo de recreação um jogo de futebol, um banho de mar ou piscina, e quantos mais eventos recreativos. Dentro deste tipo de evento o menor deles é a busca por Deus. Já participei de alguns ao qual, quando se acordava fazia uma pequena oração de agradecimento e depois tinha-mos uma grande meditação sobre um banho de mar e adoração ao sol. Não quero que me entendam mal,mas, nesses dias as denominações (maioria) levam os seus a uma férias gospel. Se hoje somos chamados transformar algo, precisamos primeiro consertar muitas coisas, se é titulada festa da carne, a igreja deveria tomar a atitude de provocar reações radicais trazendo os seus menbros para ter uma comunhão com DEUS. Não sou legalista, mas toda ação provoca uma reação. Existe pessoas que quando chega a "esses dias" precisam de ajuda espiritual e muita das vezes não conseguem nehum tipo de apoio ou nenhuma igreja protestante funcionando a todo vapor. O ano todo achamos templos abertos diariamente com todos os tipos de cultos, culto do sal, da unção, da quebras de maldições, etc, menos o culto de transformação do carnaval. Devemos repensar o que o Senhor Jesus faria num dia desses. Temos que começar a mudança.

Anônimo disse...

Realmente religião é veneno. tanto que joguei a minha no inferno. É engraçado como as pessoas fazem comentários a respeito dos evangélicos sem ao menos pesquisar um "bocadinho" a razão de sê-los. Creio que o articulista gosta é de ver o "circo pegar fogo" e fogo o inferno tem bastante. O autor da matéria deve muito de gostar de mortes nas estradas, famílias desfeitas, meninas recebendo de presente de natal o "boneco" ou a "boneca" que conceberam durante a festança da carne, drogas e mais drogas, as lícitas(alcool) e ilícitas, assassinatos, confusões´, doenças venéreas e etc... etc...Há mais ou menos 2000 anos atrás o apóstolo Paulo disse num livro chamado bíblia que todas as coisas me são lícitas mas nem todas convém. Há uma certa liberdade pregada neste texto que mostra que os crentes podem fazer qualquer coisa mas não devem por amor Aquele que os "não crentes" acham que foi um simples trouxa que morreu com a ilusão de salvar a humanidade do pecado. Já fui um dos críticos ferrenhos desta turma que adora um retiro, mas que primeiramente adora ao Salvador. O mesmo apóstolo supracitado disse que os crentes são a escória da sociedade e que não devemos buscar reconhecimento de ser humano algum. Quanto ao colega disse que retiro é recreação, coloca em voga o velho conceito de que crente não fuma, não bebe, não faz sexo (como será que os crentes procriam?)logo não se diverte. Que deve ter aquela cara de "santa" da Madre Teresa de Calcutá e só ficar ajoelhado orando. Ora vamos parar de hipocrisia. Veja nos relatos dos ex - alguma coisa(traficantes, ladrões, protitutas, mendingos e outros) e me digam se algum governo, psicólogo, médico, jornalista, instituição conseguiu regenerá-los. Nem há interesse porque senão perdem a boquinha, ou seria bocarra? Para finalizar desejo toda a sorte de bençãos para o autor da matéria e que pelo menos verifique se o outro lado da maçã está mordido. Paz para todos CCDS

Anônimo disse...

Sabe qual é o problema? É que muitas vezes nós achamos que seguir a Cristo é uma "religião". Jesus não veio à terra para fundar uma religião. Jesus veio à terra para ensinar o caminho útil e agradável que nós devemos seguir. O problema é que nós hoje em dia encontramos muitos "incapacitados"(que são puramente ignorantes, e relação ao conhecimento da Bíblia) que se acham tão suficientes quanto o próprio Deus, ou Cristo. Mas o que eu fico perplexo mesmo é com os "crentes", que metem o pau nos próprios irmão -me desculpem a expressão- acho que com inveja da alegria e da felicidade, ou então por ser mais um turrão no mundo.
Creio que para que os meu caros colegas(já que são tão instruídos ao ponto de quererem jogar a religião no inferno) lerem a bíblia. É tão simples, só é abrir e ler. Certa vez estava com um rapaz que professa uma religião, que durante a conversa quando eu peguei a bíblia para mostrar uma passagem, ele olhou para mim e falou: "guarde!guarde! guarde esse negócio aí, que pra mim isso num serve de nada!". Creio que para que possamos saber algo, é necessário que tenhamos o pleno conhecimento das coisas. Como é que alguém fala mal dos retiros evangélicos, se nunca foi lá? Ou então nunca leu as cartas de Paulo as Igrejas do Ocidente, em que nelas eram relatadas as ações e os frutos que lá brotavam, que eram o amor, a unidade, as fraternidade. E em relação aos que se dizem "pastores" e que praticam esses atos bizarros de quererem proibir os seus irmão de vêrem televisão, se os companheiros derem uma lidinha em colossenses cap.3, vocês vão entender poque esses "pastores" estão errados.
Creio que cabe tão somente a nós, sabermos o que falamos. O nosso grande problema é esse: Preguiça de conhecer e ler. Então aconselho a todos que antes de falarem bobagens, busquem conhecer. Antes que o autor desse texto, tão fraco em fundamentos verídicos, escreva idiotíces tão evidentes para ofender os crentes - falo tão somente dos discípulos do amor de Cristo e não de religião- ele leia e busque se enturmar em um grupo que tenha um compromisso sério com a palavra de Deus. Só digo mais uma coisa: Bono Vox, o vocalista da banda U2, dizia o mesmo que esse autor tão instuído dizia e quando realmente conheceu o que era a palavra de Deus, o verdadeiro ensino de Jesus, ele começou a se engajar em projetos com a Igreja, não vendo mais a religião, mas sim o que Cristo pregou.

Obrigado, que Jesus abençoe vocês.

Anônimo disse...

O autor diz que como observador da religião participa de muita coisa estranha, diz que nunca foi ao um retiro e fala de Deus, e diz cruz credo.
Se entendo que através de Deus (Bíblia), o inferno só não consta de crentes tocando violão, mais também de muitos perdidos no pensamento entre dois caminhos diferentes, com também muitos demônios (porque eles são crentes que Deus existe), além do mais, se olharmos por uma faixa existente no inferno, poderemos observar que lá também contém uma grande quantidade de povos que hoje quase não são lembrados naquele lugar.
Porque a sua total mediocridade de pensamento, não quiseram entender a instrução de Deus, acreditavam plena e absolutamente no desenvolvimento dos seus deuses, que são tão poderosos e não conseguiram conter a diminuição de sua raça e seu credo. E assim aumentando a quantidade no inferno e deixando muito pouco no universo paralelo.
A Bíblia diz o seguinte: "aquele que é sujo, se suje mais". Vamos refletir com mais sabedoria, não é porque não come carne, que irá impedir alguém de se comer, não é porque se sabe o que é roupa, que vai impedir alguém de andar vestido.
Se eram tão superiores, porque hoje se vestem?
"Erais por não conhecer as escrituras".
Paz para todos.

Anônimo disse...

O nosso Deus é muito poderoso, porisso o adoramos, e ser crente é também aquela pessoa que acredita em algo, por exemplo em imagens e etc... Mais os que obedecem a nosso Senhor Jesus Cristo esses sim são diferenciados do mundo.

Blog Widget by LinkWithin