23.2.08

C.S. Lewis na cabeça

O livro "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", parte da coletânea de "As Crônicas de Nárnia" e escrito em 1951 pelo autor britânico Clive Staples Lewis, foi escolhido como o melhor clássico infantil da história, segundo uma pesquisa divulgada na Grã-Bretanha.

Em segundo lugar ficou "A lagartinha comilona" (1969), de Eric Carle, seguido por "Os Cinco" (1942), de Enid Blyton, "O Ursinho Pooh" (1924), de A.A. Milne e "O Grande Gigante Bonachão" (1982), de Roald Dahl.

O livro de J.K. Rowling, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2005) ficou na sexta colocação, à frente de "The Faraway Tree" (1939), de Enid Blyton e "O Vento nos Salgueiros" (1908), de Kenneth Grahame. A lista dos "dez mais" é completada por "Alice no País das Maravilhas" (1865), de Lewis Carrol e "The Gruffalo" (1999), de Julia Donaldson.

Outros livros escolhidos entre os 50 melhores clássicos infantis da história são "Os Contos de Peter Rabbit" (11º), de Beatrix Potter, "Um Conto de Natal" (18º), de Charles Dickens, e "Peter Pan" (20º) de J.M. Barrie. Também foram votados os "Contos Infantis" (22º), de Hans Christian Andersen, "O Mágico de Oz" (23º), de L. Frank Baum e "O Pequeno Príncipe" (44º) de Antoine de Saint-Exupéry.

A pesquisa entrevistou quatro mil pessoas e foi organizada pela entidade beneficente Booktrust, que promove a campanha Bookstar, responsável pela entrega gratuita de livros aos alunos britânicos.

Viv Bird, Diretor da Booktrust, declarou que é "maravilhoso (ver) como perdura a popularidade dos clássicos infantis geração após geração". "Essa lista é uma mescla fascinante de títulos clássicos e contemporâneos que oferecem algo para todos os leitores", acrescentou.

fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin