17.8.08

[off topic] Um fórum com propósitos (1)

Os virtuais candidatos democrata e republicano à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, tentaram conquistar o voto dos evangélicos ao participar de um fórum religioso transmitido em televisão nacional.

O debate, mediado pelo pastor evangélico Rick Warren, marcou a primeiraaparição pública conjunta dos principais rivais na corrida pela Casa Branca desde o início da campanha eleitoral.

Durante o fórum, que durou cerca de duas horas, Obama e McCain falaram sobre suas crenças religiosas, sobre aborto, casamento e o fracasso moral pessoal e dos Estados Unidos.

O debate foi o último encontro entre os rivais antes das convenções de seus respectivos partidos, que acontecem dentro de poucas semanas e onde devem ser oficialmente nomeados como candidatos para as eleições presidenciais de novembro.

Depois das convenções, três outros debates estão agendados entre os candidatos dos partidos Democrata e Republicano.

Opiniões

O primeiro a falar foi Obama, que defendeu seu apoio pelo aborto e pelas uniões civis homossexuais, mas ressaltou que o casamento deve ser apenas entre um homem e uma mulher.

Já o republicano McCain, que é contra o aborto, demonstrou seu apoio pelo status do casamento.
“Serei um presidente pró-vida e meu mandato terá políticas pró-vida. Esse é meu compromisso com vocês”, disse o republicano.

No início da entrevista, Obama disse ao pastor que o principal fracasso moral do país havia sido a ajuda insuficiente que deu aos menos favorecidos.

Questionado sobre sua opinião a respeito do fracasso moral dos americanos, o republicano McCain disse que “talvez não tenhamos nos dedicado a causas maiores que nosso próprio interesse”.

Em uma aparente crítica ao atual presidente, George W. Bush, McCain afirmou que o governo deveria ter incentivado o serviço militar, a participação das pessoas em programas de paz e outras organizações voluntárias depois dos atentados de 11 de setembro, ao invés de fazer campanha por “ir às compras”.

Voto cristão

O Pastor Warren, que serviu de anfitrião e de entrevistador, é conhecido por ter construído uma das principais "macroigrejas" dos Estados Unidos, a paróquia de Saddleback, em Lake Forest, no sul da Califórnia, da qual fazem parte cerca de 20 mil fiéis.

Os cristãos conservadores formam cerca de 25% do eleitorado americano. A maioria apóia o Partido Republicano, mas não demonstrou grande entusiasmo pela campanha de McCain.

O republicano se identifica como Batista e fez um apelo forte aos conservadores sociais e cristãos evangélicos durante sua campanha.

No entanto, ele raramente fala sobre a fé. No início deste ano, McCain afirmou que “não tem vergonha sobre sua profunda fé em Deus”, mas que “obviamente, não tentava impor suas opiniões para os outros”.

Já o senador pelo estado do Illinois, Barack Obama, que se considera cristão, discutiu a religião durante toda a trajetória de sua campanha e vem tentando conquistar eleitores religiosos com participações em programas cristãos de rádio, blogs e outros eventos.

fonte: BBC

Um comentário:

Anônimo disse...

"Cremos na separação entre igreja e estado, mas nao cremos na separacao entre fe e política", assim Rick Warren abriu o Forum Civil da Igreja de Saddleback (Certamente para desespero de alguns lideres puritanos e ultra-conservadores dos EUA). Tive o privilegio de receber um convite e estar presente neste fórum histórico, que marcou a historia da igreja e da política Norte-Americana, porque pela primeira vez um pastor evangélico entrevistou os dois mais importantes candidatos a disputa da Casa Branca. Rick Warren, foi muito feliz nas perguntas por que trouxe holofotes para questões que geralmente os jornalistas seculares ignoram, como por exemplo perguntas sobre perseguição religiosa na China. Durante 3 dias a mídia americana deu mais enfase a este forum do que qualquer outro tema, e o pastor Rick Warren na 2a.f. estava no Lerry King Live, participando sobre o impacto que o fórum causou entre os norte-americanos. Em minha opinião, o Pastor Rick tem passado pelos crivos de RIQUEZA - INFLUENCIA, e agora FAMA, mas tem mantido seu coracao bem simples, humilde e generoso. No próximo civil o entrevistado sera o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. Que Deus abençoe a América, inclusive a nossa do sur tambien!!! Carlito Paes

Blog Widget by LinkWithin