8.10.08

Leva tu contigo o (sobre)nome

Pessoas com sobrenomes raros têm mais chance de obter sucesso na vida, afirma um estudo realizado por cientistas de três universidades espanholas.

Um dos autores do estudo, Ignacio Ortuño, que faz parte do Departamento de Economia da Universidade Carlos 3º de Madri, explica que, quanto mais raro é o sobrenome, mais aparece entre profissões de nível econômico superior.

A investigação afirma ainda que nos trabalhos que requerem graduação, aparecem menos os sobrenomes mais comuns, e sua presença em profissões como advogado, médico, político ou professor universitário é 20% menor que em outras ocupações.

Os cientistas trabalharam durante um ano com dados extraídos diretamente das listas telefônicas da Espanha, bases de dados de universidades e dos setores de Medicina e Direito, além de comparar censos atuais e do século 19.

Segundo Ortuño, a pesquisa reflete a falta de mobilidade social nas últimas gerações, já que, no século 19, as famílias com status social alto tendiam a utilizar sobrenomes pouco encontrados. O estudo acrescenta que os sobrenomes compostos formados por um freqüente e outro pouco comum também são maioria entre as famílias de nível socioeconômico alto.

fonte: Efe [via Folha Online]

"Pavarini" é muito comum? Caso positivo, passo a usar o "Oliveira". hehe

2 comentários:

Thiago Mendanha disse...

E "Mendanha"? Será que é comum? rs

Anônimo disse...

Gustavo de Oliveira...predestinado ao serviço braçal!!!

Blog Widget by LinkWithin