13.12.08

Como você lida com música?

Sempre me perguntava como seria interessante estudar ou abordar conteúdos relacionados à Música, de que modo cada um pode otimizar estudos e aprendizagens neste vasto campo do conhecimento.

Uma das possibilidades que me serviu e serve até hoje como ponto de partida para organizar minhas atividades musicais é o modelo (T)EC(L)A, criado por um pesquisador e educador musical chamado Keith Swanwick.

Simplificando demasiadamente, pode-se entender este modelo (que faz parte de uma teoria maior chamada "Teoria Espiral") como sendo a classificação dos modos com que se pode lidar com música, onde cada uma das letras (traduzido do inglês CLASP) tem um foco principal, a saber:

(T) - TÉCNICA - está relacionado à aprendizagem e superação de dificuldades técnicas (como saber fazer um bend afinado na guitarra, por exemplo) até adquirir novas técnicas (coisas novas no seu instrumento, considerando também o corpo humano como instrumento para música);

E - EXECUÇÃO - ligado à prática de algo técnico de modo musical, onde se nota a superação da dificuldade técnica específica e passa-se a focar em FAZER música (o bend estaria inserido dentro de uma frase maior e de uma música que o contém, por exemplo);

C - COMPOSIÇÃO - criação musical, organização do discurso musical original através da escolha de variáveis e elementos musicais que se possa considerar pertinentes para ter algo de significativo musicalmente;

(L) - LITERATURA - ligado ao ato de estudar SOBRE música, em qualquer das suas esferas, conhecendo história da música ou mesmo história cultural de algo específico da música, como compositores, instrumentos, formas musicais. Serve para que se tenha um panorama da Música, sem obrigatoriamente estar ligado a tocar um instrumento.

A - APRECIAÇÃO - refere-se a observação do conteúdo musical (mesmo que seja próprio, pois quando se EXECUTA não se APRECIA) com o objetivo de detectar possibilidades de mudanças ou adaptações no discurso musical, bem como nas práticas musicais individuais ou em grupo.
Todas estas atividades são, ao mesmo tempo, independentes entre si e determinantes das outras e, ao meu ver, lidar com elas de modo consciente crítico-reflexivamente, reservando igual importância para todas, ajuda MUITO às práticas musicais de cada um a se tornarem prazerosas e mais completas!

Meu objetivo aqui é apenas o de compartilhar algo que considero relevante às MINHAS práticas musicais, deste modo, parei de estudar "apenas" o meu instrumento (guitarra) e passei a estudar MÚSICA!

Gerson Rios Leme, no blog Tinha uma trilha no meu caminho.

Leia +

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin