13.12.08

Deve ser terrível acreditar em um Deus assim

A monumental arquitetura de palavras que a Igreja construiu através dos séculos, a teologia dita ortodoxa, tem como seu alicerce o Inferno. A Trindade, a imaculada conceição, a encarnação, a cruz, a expiação, a redenção, a salvação, o céu - todas essas doutrinas foram elaboradas em resposta à grande questão: como livrar os homens do Inferno. Se eliminar o Inferno, o edifício inteiro implode. Agora, imaginar que Deus, que as Sagradas Escrituras declaram ser Amor, seja capaz de uma vingança tamanha, vingança eterna, contra pecadores que fizeram os seus pecados no tempo - isso me é inimaginável. Deve ser terrível acreditar em um Deus assim.

Rubem Alves

Leia +

7 comentários:

Anônimo disse...

Será que um dia este alicerce ridiculo do inferno cairá? a igreja está preparada para isto?

Se a idéia do inferno ruir, a igreja ruirá também...

Se um dia acontecer isto, estejamos preparados para reconstruir um novo alicerce para reerguer a igreja...e que desta vez seja no amor, perdão e misericórdia...
abraços

berna disse...

Mas a Biblia fala em inferno, o pecador que se arrepende não vai para o inferno, então se não existe inferno, e os pecadores que morrem sem ter se arrependido, para onde vão?

Anônimo disse...

Berna...
enquanto nosso conceito de salvação dizer respeito a ir para o céu ou o inferno, realmente a sua pergunta é válida...mas será que o arrependimento realmente diz respeito a céu e inferno?
será mesmo o arrependimento apenas uma questão de passaporte para um lugar "bom" ou um lugar "ruim"..

nao acredito mais nisto...

acredito que nosso destino nao é mais céu e inferno...mas sim uma pessoa... é nos tornarmos a cada dia como Cristo...

quem nao se arrepende perde passos preciosos para se tornar como Ele...

estamos numa peregrinação...todos tropeçam algum momento...alguns mais, outros muitoooo mais...

bjo

Anônimo disse...

Ouvi a seguinte citação colhida de um livro. É +/- assim: " O inferno prova o amor de Deus. Se o homem (ou mulher) escolheu viver a vida inteira longe de Deus, em seus pecados e erros, não seria correto ele ser obrigado a viver a eternidade no céu, junto de Deus." Esse é o amor de Deus: criou um lugar para aqueles que escolheram viver longe dEle. O amor não obriga, dá opções. Qual é a sua escolha?

Abraços, Pava e a todos.

Anônimo disse...

Marcus...
existe varias perguntas sobre a questão de alguem negar a Deus...
será que todos que dizem não a Deus dizem realmente de TOTAL conciencia? Ou será que as diversas esferas da vida de cada um, a realidade de cada um, nao o levou a dizer um nao a Deus sem lógica nenhuma?

Mas mesmo que houvesse um lugar para os que dizem nao, voce acha necessariamente que um Deus de amor o mandaria para um lugar de sofrimento eterno?

imagine se voce tem dois filhos: um nao quer te amar e o outro quer...
voce mandaria o que nao quer te amar para um lugar onde ele ficaria ardendo em fogo em enxofre???
certamente nao...
Ora, será você mais misericordioso do que Jesus Cristo?

pense nisto...

o inferno é a pior idéia sobre um Deus de amor...

Anônimo disse...

Parece haver duas maneiras de lidar com a idéia da existência ou não do inferno. Ou se acredita no que a bíblia diz,pois ela o cita, ou se espera a morte chegar para saber com certeza.

Anônimo disse...

Serio, nao sou cristã por medo do inferno. Pode parecer piegas o que vou escrever, mas, mesmo se nao existisse inferno eu ainda escolheria Jesus (Ele me amou primeiro)... nunca me senti tao amada e aceita. Quando me aproximo da Luz vejo como ainda preciso crescer, melhorar e mudar... ainda assim Ele me abraça, envolve a minha vida no Seu amor - expresso das mais variadas formas. Inferno eh estar longe de Jesus (aqui mesmo, ou na eternidade). E, Rubem Alves tem razao: "deve ser terrivel crer em um Deus assim" - por medo do inferno.

Blog Widget by LinkWithin