6.2.09

A oração de Rick Warren

A oração da posse do Obama feita pelo Rick Warren não me caiu bem. Antes de comentar, porém, ressalto que orações não são para avaliação, mas para que digamos "amém", simplesmente digamos "amém". Somente orações que não são percebidas como orações podem sofrer o juízo dos ouvintes. Como no caso do fariseu que, no veredicto de Jesus em sua parábola, "orou de si para si mesmo".

Por esta razão me sinto a vontade para pensar alguma coisa a respeito da oração de Rick Warren: não consegui acompanhá-la como uma oração. Não sei foi meu preconceito ou minha sensibilidade crítica, mas o fato é que as palavras de Warren reverberaram em mim como um discurso no qual o interlocutor não era Deus, mas o auditório.

Dada a ocasião e conhecedor do coração de um pastor, minha sensação é a de que Warren sucumbiu à tentação que Nouwen chamou de "necessidade de ser relevante". Coisa de gente ávida por influenciar, mas que sabe dos horizontes estreitos de sua influência. Essa mania dos crentes de querer gerar um resultado evangelístico e profético em qualquer aparição pública. Juarez Soares, comentarista esportivo, o famoso China, diz a respeito dos zagueiros sem recursos técnicos, que fazem falta em toda bola dividida: "cada enxadada, uma minhoca". Assim me pareceu Warren.

Ansioso por mostrar à America do Norte, e ao mundo, sua influência, profanou o sagrado momento de derramar o coração na presença de Deus e interceder por sua nação. Aproveitou para dar recados ao seu presidente e se pronunciar para a mídia global. Não foi uma oração, foi um pronunciamento. Caso Warren fosse mesmo uma influência espiritual acatada e respeitada, não estaria preocupado em "mostrar uma minhoca após sua enxadada". Fez mais do que lhe foi solicitado. Como aquele pai que a filha pede para orar em sua cerimônia de casamento, e ele aproveita para dar conselhos enquanto ora. Coisa pequena.

Imagino que alguém dirá que estou despeitado ou invejoso da popularidade de Warren. Pode ser verdade. Duvido muito, mas pode ser verdade.

autor desconhecido
via site do Ricardo Gondim

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin