2.2.09

Socialnetwwworking

“... Os perdedores lançaram websites. Os vencedores lançaram comunidades dinâmicas. Os perdedores construíram jardins murados. Os vencedores construíram praças públicas. Os perdedores inovaram internamente. Os vencedores inovaram junto a seus clientes. Os perdedores guardaram a sete chaves seu conhecimento. Os vencedores os compartilharam com todos...”.
Wikinomics – Don Tapscott & Anthony D. Williams

Enquanto a maioria das empresas ainda olha para a internet com desconfiança e aparente indiferença – pela incapacidade de utilizar todas as infinitas possibilidades do webmarketing –, e ainda uma outra parcela de forma desastrada ou ingênua invade redes sociais sem pedir licença ou fincam sua presença sem nenhum atrativo a espera de internautas que jamais virão, uma minoria, como a Nike, já entendeu o sentido do socialnetwwworking e navega de braçada.
Grosso modo, o código do sucesso, a senha da vitória é: torne-se relevante e atraente, posicione-se prestando serviços desejados e com qualidade – sedutores – e todos os componentes de determinadas tribos rapidamente descobrirão suas virtudes e préstimos e se aproximarão. E ainda trarão consigo todos os demais. Assim fez a Nike com seu Nikeplus iPod Sport Kit, voltado para praticantes de corridas de todo o mundo, e que já vendeu um total de 1,3 milhão de unidades em menos de dois anos e desde seu lançamento.
Um sensor que custa nos EUA US$ 29, que anexado ao iPod Touch, ou ao Nano, registra a velocidade, distância percorrida e calorias queimadas. Ao voltarem para suas casas e computadores, é só conectar o iPod e o Nikeplus é ativado carregando todos os dados. Carregados na ficha individual de cada um dos mais de 1 milhão de Nikeplussers, que se relacionam, que trocam informações, que constituem comunidades, tudo sobre a chancela e dentro da marca Nike. A Nike apenas construiu o lugar de forma sensível e irresistível e todos começaram a frequentar. No momento em que este comentário era escrito a soma das contas individuais de cada um dos frequentadores do portal Nikeplus.com já superava a casa dos 155 milhões de quilômetros percorridos.

O Nikeplus é baratinho. Mas, mesmo assim, já gerou uma receita para a Nike de US$ 56 milhões. Já o valor que trouxe de retorno em termos de brand experience e adesão à marca é inestimável. Centenas de milhões de dólares, por baixo.
A Adidas promete para 2009 seu miCoach. Um sensor que faz tudo o que o Nikeplus faz, realizando a transmissão através do celular. Ainda que eventualmente ofereça mais serviços e novos features, chegou depois; provavelmente, tarde demais. O território dos corredores já tem dono: Nike.
Um ótimo exemplo de como se posicionar com relevância, inteligência e educação na www. De como fazer, de forma competente, o socialnetwwworking.
Francisco A. Madia, no Propaganda & Marketing.
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