23.4.09

Livros só mudam pessoas (25)

Hoje (23 de abril) é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, com o objetivo de promover e difundir o livro em todas as faixas etárias.

Em uma das vezes que entrevistei a escritora Jannete Oke, ela me deu uma definição bem interessante. Seus livros vendem cerca de 1 milhão de exemplares por ano e ela disse que eles são "seus pequenos missionários", chegando a lugares que sequer consegue imaginar.

Creio que o Bookcrossing acentua esse caráter de imprevisibilidade geográfica. Mais ainda, sinaliza nossa disposição (e desprendimento) de partilhar o conhecimento que adquirimos. Enquanto o hedonismo grita que devemos narcisicamente acumular e exibir, há um cicio doce que nos insta a servir e compartilhar.

Escolhi A caverna, do José Saramago. Autor conhecido e premiado c/ o Nobel, editora de primeiríssima grandeza (Companhia das Letras) e uma obra pra ler despretenciosamente, mais pelo prazer mesmo. A "obrigatoriedade" de ler torna a atividade chata e afasta potenciais leitores.

Como o Washington Olivetto preconizou certa feita, "o cartão é + importante que as flores". Confiram a dedicatória que escrevi:

Olá,

Curto muito ler e resolvi compartilhar esse prazer com outras pessoas. "Abandonei" este livro em 23/4/09 no Shopping Bourbon, em São Paulo. Eu e vários amigos mantemos o blog livrosepessoas.blogspot.com para trocarmos ideias sobre leitura. Após ler esta obra, peço a gentileza de que a "esqueça" em algum lugar público para que outras pessoas também possam conhecê-la. Muito obrigado pela colaboração!

Big abraço e boa leitura

Sérgio Pavarini
pavarini@uol.com.br

Se vc vai participar conosco, me escreva informando o título do livro e o local em deixou a obra. Vamos abrir uma seção no blog do mob de leitura c/ essas informações. Esperamos promover periodicamente outras iniciativas parecidas.

big abraço

8 comentários:

Kedma Franza disse...

Será devidamente abandonado na Praça João Mendes, em Sampa: A Revolução dos Bichos, George Orwell. ;)

Jerônimo disse...

Fala Amendoeira de Carlos Drummond de Andrade na estação Julio Prestes

"sou de todos, depois de ter minhas palavras em seu coração deixe que minhas palavras encontre outro coração cansado"

Thiago Mendanha disse...

Vou libertar "A cabana" de William P. Young no Brasil Park Shopping de Anápolis-GO.

Thiago Mendanha disse...

Aqui tá o link do post no meu blog com a foto da cidade onde vou libertar o livro:

http://thiagomendanha.blogspot.com/2009/04/libertando-um-livro.html

valeuuu

Tiago Nogueira de Souza disse...

Vou deixar no Shopping Unimart, em Campinas, vou deixar os livros A Cabana e Você é Insubistituível.

Abração
Tiago

JK disse...

Vou abrir mão de "A felicidade conjugal seguido de O diabo" Leon Tolstoi...

Guarulhos, em um banco da praça principal no centro da cidade.

whaner disse...

Opa.
Vou deixar um dos meus livros favoritos: O velho e o mar em um dos meus lugares favoritos de sampa: o estádio do morumbi.

Abração

Felipe Fanuel disse...

Ainda estou refletindo sobre qual livro ofertar, mas já me sinto transformado por este lindo movimento. Quero ser parte disto aqui!

Blog Widget by LinkWithin