2.9.09

Era uma Igreja muito engraçada ...

Fonte da imagem: Blog Bonito Isso
...não tinha teto, não tinha nada.

Essa noite, eu tive um sonho de sonhador, sonhei com uma igreja esquisita. Ela não tinha muros, piso, púlpito, bancos ou aparelhagem de som. A igreja era só as pessoas. E as pessoas não tinham títulos ou cargos, ninguém era chamado de líder, pois a igreja tinha só um líder, o Messias. Ninguém era chamado de mestre, pois todos eram membros da mesma família e tinham só um Mestre. Tampouco alguém era chamado de pastor, apóstolo, bispo, diácono ou Irmão. Todos eram conhecidos pelos nomes, Maria, Pedro, Afonso, Julia, Ricardo...

Todos os que criam pensavam e sentiam do mesmo modo. Não que não houvesse ênfases diferentes, pois Paulo dizia: “Vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem das obras, para que ninguém se glorie”, enquanto Tiago dizia: “A pessoa é aceita por Deus por meio das suas obras e não somente pela fé”. Mas, mesmo assim, havia amor, entendimento e compreensão entre as pessoas e suas muitas ênfases.

Não havia teólogos nem cursos bíblicos, nem era necessário que ninguém ensinasse, pois o Espírito ensinava a todos e cada um compartilhava o que aprendia com o restante. E foi dessa forma que o Agenor, advogado, aprendeu mais sobre amor e perdão com Dinorá, faxineira.

Não havia gente rica em meio a igreja, pois ninguém possuía nada. Todos repartiam uns com os outros as coisas que estavam em seu poder de acordo com os recursos e necessidades de cada um. Assim, César que era empresário, não gastava consigo e com sua família mais do que Coutinho, ajudante de pedreiro. Assim todos viviam, trabalhavam e cresciam, estando constantemente ligados pelo vínculo do amor, que era o maior valor que tinham entre eles.

Quando eu perguntei sobre o horário de culto, Marcelo não soube me responder e disse que o culto não começava nem acabava. Deus era constantemente cultuado nas vidas de cada membro da igreja. Mas ele me disse que a igreja normalmente se reunia esporadicamente, pelo menos uma vez por semana em que a maioria podia estar presente. Normalmente era um churrasco feito no sítio do Horácio e da Paula, mas no sábado em que eu participei, foi uma macarronada com frango na casa da Filomena. As pessoas iam chegando e todos comiam e bebiam o suficiente.

Depois de todos satisfeitos, Paulo, bem desafinado, começou a cantar uma canção. Era um samba que falava de sua alegria de estar vivo e de sua gratidão a Deus. Maurício acompanhou no cavaquinho e todos cantaram juntos. Afonso quis orar agradecendo a Deus e orou. Patrícia e Bela compartilharam suas interpretações sobre um trecho do evangelho que estavam lendo juntas. Depois foi a vez de Sueli puxar uma canção. Era um bolero triste, falando das saudades que sentia do marido que havia falecido há pouco tempo. Todos cantaram e choraram com ela. Dessa vez foi Tiago que orou. Outras canções, orações, hinos e palavras foram ditas e todas para edificação da igreja.

Quando o sol estava se pondo, Filomena trouxe um enorme pão italiano e um tonelzinho com um vinho que a família dela produzia. O ápice da reunião havia chegado, pela primeira vez o silêncio tomou conta do lugar. Todos partiram o pão, encheram os copos de vinho e os olhos de lágrimas. Alguns abraçados, outros encurvados, todos beberam e comeram em memória de Cristo.

Acordei com um padre da Inquisição batendo à minha porta. Junto dele estavam pastores, bispos, policiais, presidentes, ditadores, homens ricos e um mandado de busca. Disseram que houvera uma denúncia e que havia indícios de que eu era parte de um complô anarquista para acabar com a religião. Acusaram-me de freqüentar uma igreja sem líderes, doutrina ou hierarquia; me ameaçaram e falaram: “Ninguém vai nos derrubar!”. Expliquei: “Vocês estão enganados, não fui a lugar nenhum, não encontrei ninguém ou participei de nada... aquela é apenas a igreja dos meus sonhos”.

por: Tonho [foi coordenador do UG -Min. Jovem do Portas Abertas]

14 comentários:

David Santos disse...

Qualquer semelhança com o livro "Porque você não quer mais ir a igreja?"...deva ser mera coincidência.

Porém essa é a igreja dos sonhos de todos aqueles que conhecem profundamente a palavra - não a letra, mas o espirito que vivifica.

Unknown disse...

Fã do seu texto. E de fato...o livro cidado acima é um chutar de balde.

Ivanei Carlos disse...

David e Josué, concordo com vocês tem razão. O espírito do livro "Por que você não quer mais ir à igreja?" está presente no texto.
Aliás, muita gente, muitos pastores deveriam ler o livro (sou pastor...rss)

Denise Nunes, 20 anos, Rio Branco-AC disse...

QUEM É O NOIVO? R:JESUS
QUEM É A NOIVA: R: IGREJA.
QUEM É A IGREJA? R: SOMOS, VOCÊ E EU.
CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA, A IGREJA É O CORPO DE CRISTO.
UM CARRO DEVE SER LIGADO TODOS OS DIAS, PARA NÃO TER PROBLEMAS MAIS TARDE. ASSIM SOMOS NÓS, TEMOS QUE ESTAR LIGADOS, ATENTOS PARA AS OBRAS DE DEUS. QUANDO UM CARRO TEM UM DEFEITO, DEVE SER LEVADO AO MECÂNICO PARA RESOLVER O PROBLEMA, ASSIM SOMOS NÓS, SE ESTAMOS DOENTE DEVEMOS IR AO MÉDICO, QUEM É O NOSSO MÉDICO(NA IGREJA)? DEUS, ELE IRÁ NOS CONCEDER A CURA. O PORQUE DE NÓS TERMOS QUE IR A IGREJA É; O CORPO TEM QUE ESTAR EM UNIÃO, SE VC, O VIZINHO, O COLEGA... SOMOS A IGREJA, TEMOS QUE ESTAR JUNTOS. SE UM DEDO DE MINHA MÃO ESTÁ MACHUCADO, DEVO CUIDAR DELE, QUEM CUIDA É DEUS, ASSIM SOMOS CADA UM DE NÓS, SUPONHAMOS QUE EU SEJA UM DEDO, UM IRMÃO OUTRO DEDO, E ASSIM VAI, E SE EU ESTIVER MACHUCADA(ESPIRITUALMENTE)? DEVO CONSULTAR AO MÉDICO DEUS. TODOS OS DIAS NÓS PECAMOS, E POR ISSO TODOS OS DIAS TEMOS QUE PEDIR PERDÃO, QUEM DERA SE FOSSE TÃO FÁCIL SERVIR A DEUS, FICAR EM CASA E SÓ DE DIZER UMA VEZ: SENHOR ABENÇOE MINHA VIDA, AMÉM, OU ENTÃO, TE AGRADEÇO POR TUDO HÓ DEUS! MAIS NÃO É BEM ASSIM, DEVEMOS TODOS OS DIAS BUSCAR A ELE, ASSIM COMO SENTIMOS SEDE DE ÁGUA E TEMOS QUE TER ELA TODOS OS DIAS, ASSIM PRECISAMOS DE DEUS. SE AS COISAS FOSSEM TÃO FACEIS, JESUS NÃO PRECISARIA ANDAR DE PÉ PARA EVANGELIZAR, CURAR ENFERMOS, ELE NÃO TERIA NASCIDO EM UMA MANJEDOURA, OU ORAR AO PAI(DEUS)... SE AS COISAS FOSSE TÃO FACEIS, ELE NÃO TERIA MORRIDO NA CRUZ, POR MIM E POR VOCÊ, O PAI(DEUS) PODERIA TER TIRADO ELE DALI, TER LIVRADO ELE DA MORTE, MAIS ELE VEIO AO MUNDO COM UM PROPÓSITO, DA A VIDA POR CADA UM DE NÓS PECADORES E IMPERECÍVEIS DO AMOR DE DEUS E A SALVAÇÃO(VIDA ETERNA COM DEUS). DEVEMOS IR A IGREJA TODOS OS DIAS ASSIM COMO DEVEMOS NOS ALIMENTAR, POIS A FOME QUE SENTIMOS FISICAMENTE, SENTIMOS ESPIRITUALMENTE, POR ISSO QUANDO DEIXAMOS DE IR A IGREJA, NOS SENTIMOS SÓS, VAZIOS, TRISTES E INCAPAZES... A PALAVRA DE DEUS É O NOSSO ALIMENTO DE CADA DIA.

Theo Pimenta disse...

Excelente texto.
A religião está matando muitas pessoas, porém o Evangelho continua dando vida a tantos outros que o descobrem.
Tomei a liberdade de postar seu texto em nosso blog, informando a fonte.
http://theopimenta1.blogspot.com
Theo Pimenta

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Parabéns pelo texto cujo título é muito bem humorado. Sem dúvida o que escreveu tem a ver com a tão almejada comunhão que desejamos alcançar com os nossos irmãos. Verdade que já senti o oporto em alguns momentos. Algo do tipo ficar de olho no relógio durante o culto não vendo a hora da reunião acabar ou então evitar a presença dos irmãos quando estamos num desses templos que se costuma chamar equivocadamente de "igreja". Ao que parece, o pequeno grupo é onde temos a chance de compartilhar. Só que também nem sempre os pequenos grupos alcançam essa desejada comunhão. Mesmo quando me reúno com meus irmãos ainda sinto dificuldades nas pessoas (e em mim), o que acaba nos travando. Assim, a pessoa de Jesus torna-se fundamental em cada momento pois precisamos incluir o relacionamento com Ele ou do contrário não passaremos de um grupo de amigos que se ajuntam para comer um churrasco no final de semana. Sem a direção Dele corre-se o sério risco do pequeno grupo se fechar e se esquecer da necessidade de comunhão com outros grupos e também quanto á importância da evangelização, isto é, aproximar-se dos que estão de fora. Só o amor Dele é que pode produzir isso!

Wagner Sants disse...

Kara sem palavras para tão bem palavras postas... Sou ex-membro da igreja batista e olha tava agora mesmo desabafando com uma amiga Filha de pastor, que não tava bem e tale coisa... é incrivel seu texto porque este foi exatamente o motivo pelo qual deixe a selva de pedra em que todos querem ser rei no lugar do rei. Eu tenho o coração missionario, fiz diversos trabalhos enquanto estava na igreja e agora aqui fora percebo que posso alcançar um povo que jamais alcançario sobre o dominio do rei desta selva de pedra intitulada igreja. É claro que não limito o poder de Deus que pode todas as coisas.Já que ele nos dá o privilegio de sermos suas testemunhas em judeia, samaria e até em quixeramobim (alguem já pensou em ir pra lá?) pois é todos só falam da africa, America do norte, Europa mas a realidade são os proprios corações que precisam ser vistos como campo missionario a ser atingido e alcançado. Com perdão aos pastores mais o que eu percebo é que a janela 10 40 e na verdade 10 por 4 que são os prórpios pastores a serem alcançados. E que libertem seu povo para serem testemunhas de verdade.
Desculpem, não quero aqui fazer outro texto sobre o mesmo que esta a cima, sou novo aqui, acabei de conhecer o blog atravez desta amiga mas era o que eu precisa hoje, num dia de intensa tribulencia e desencontro de mim mesmo.
Quero a seia cheia sem teto, sem parede, sem orquestra refinada, dar o melhor de Deus por Deus e pra Deus não para o irmão que esta ao lado e nem para a irmazinha que esta sentada a frente com sua vaidade no comprimento da saia e na falsidade no cumprimento da lei, nem pelo dinheiro de quem exige prosperidade por ser o filho do rei, nem por quem se acha a igreja da história por ser pentecostal ou tradicional.
Quero Deus como ele nos mostra de fato. Um Deus simples, justos, rico em perdoar e que diz: "vem como estas".
Que Deus abençoe a todos
wagner santos

T.C.B² disse...

Bom. Alias, muito bom. Essa eh tb a igreja com que meu marido e eu sonhamos. Pela graca do Pai vemos flashes aparecendo...

Fabio Souza disse...

Esse texto tem pontos positivos e negativos. Realmente a igreja deve buscar uma vida de omunhão mais autêntica, como era na igreja de Atos. Chega de cristãos que são apenas frequentadores de cultos nos quais vão "buscá a "bença". Mas, viver em comunhão verdadeira não deve significar ausência de lideranças. Isso é absurdo! Jesus instituiu Pedro como liderança para a igreja. Paulo trata dos diferentes ministérios que contribuem para a edificação da igreja em Efésios. A Palavra fala que quem busca o episcopado boa coisa almeja. Paulo faz questão de reafirmar seu ministério apostólico para os gentios. A igreja de Atos instituiu os diáconos. Hebreus 13 trata da submissão que devemos aos nosso pastores, pois eles vão prestar contas a Deus por nossas vidas. Poderia citar mais uma dezena de textos que afirmam: A Igreja deve ter sim pastores, apóstolos, mestres, evangelistas, profetas, diáconos, bispos, presbíteros, líderes etc. A questão que deve ser posta é outra. Os líderes não devem exercer domínio sobre a igreja, mas servir de exemplo a ela (I Pe 5).
Comunhão sim. Liderança bíblica também.
Paz, Prosperidade e Unção a todos os que estão em Cristo.
Fabio Souza

Anônimo disse...

mt massa o texto, tô vivendo um momento desse, ninguém entende! cansei de ir a igreja, da mesmice.
Mas não cansei de DEUS. cansei da religião... sou cristã e pronto. evangélica nunca mais!

outra coisa...o cara da foto de camisa amarela tá fumando?!!

Anônimo disse...

Excelente texto. Cheguei de encaminhar para o meu pastor. Graças a Deus que mais pessoas têm despertado para esse entendimento de que precisamos nos relacionar e viver em novidade de vida. Deus te abençoe.

Anônimo disse...

DEIXEI A IGREJA DE BARRETOS-SP COMUNIDADE OUVIR E CRER,TOCAVA SAXOFONE,ERA NOIVO E DEIXEI TUDO POR ACREDITAR SOZINHO NESTA VERDADE,ACREDITO QUE HOJE SOU MAIS FELIZ,E A CADA DIA QUE PASSA MAIS FICO FELIZ POR ENCONTRAR TANTAS PESSOAS QUE SE SENTEM COMO EU,HOJE MINHA IGREJA E IRMÃOS EM CRISTO SÃO TODOS VOCES,MESMO SEM NOS CONHECERMOS SOMOS IRMÃOS E TEMOS UM SÓ REI E UM SÓ SALVADOR ATRAVÉS DA GRAÇA: JESUS.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.GRAÇA E PAZ

Cristiane Matos (Kyu) disse...

Texto de 2009, mas que continua expressando exatamente o que sinto também.

Anônimo disse...

paz esteja convosco irmaos
entao isso que li todas as opinioes ja me abencoaram muito e agradeco a DEUS pela vida de cada um
isso que vcs comentaram estava em meu coracao essa semana sei la nao sei como explica acho que era o espirito santo me encomodando na verdade estou cansado de ver pouco esforco e bastante ipocresia estou cancado de ouvir se sou de verdade um grande cristao e na verdade pouco age como um estou disposto a viver realmente uma grande experiencia de falar do amor de jesus para as pessoas mostrar que jesus salva mostrar que só atraves dele temos a salvacao e apartir de hj buscarei mais entendimento e me esforcarei o maximo para estar preparado para sair as a ruas e e falar do amor de jesus nao vou mais ficar apenas assistindo culto entre quatro paredes vou realmente fazer algo
orem por mim
que Deus abencoe grandemente

Blog Widget by LinkWithin