28.12.08

Sem olhos em Gaza (1)

Sobe para 296 os palestinos mortos em ataque de Israel a Gaza

Jatos israelenses bombardearam cerca de 40 túneis no sul da Faixa de Gaza, no segundo dia de intensos ataques aéreos para tentar forçar o Hamas a por um fim ao lançamento de foguetes por militantes palestinos contra alvos em Israel. Segundo as autoridades palestinas e os médicos da região, os ataques já mataram pelo menos 296 pessoas e mais de 700 estão feridas.

Ataques provocam medo e desespero em Gaza

Nos limites da Faixa de Gaza, tanques israelenses estão posicionados para adentrar o território, onde vivem 1,5 milhão de palestinos. O governo alertou que poderá iniciar operações militares por terra se os disparos com foguetes por militantes palestinos não cessarem. O gabinete de Israel também aprovou a convocação de 6,5 mil reservistas.

Em entrevista à "BBC", o ministro da defesa de Israel, Ehud Barak, disse que uma invasão do Exército no território palestino poderia ser iniciada "se o (grupo militante palestino) Hamas não mudar seu comportamento".

Israel diz que os túneis bombardeados na área próxima à cidade de Rafah eram usados para contrabandear armas ao território palestino. Os palestinos dizem que eles eram usados para trazer suprimentos do Egito.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) pediu hoje que se permita a entrada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em particular de equipamentos e material médico para atender aos feridos em decorrência da ofensiva militar de Israel.

Segundo o depoimento de uma das colaboradoras do CICV na zona das hostilidades, "as pessoas em Gaza têm medo de sair à rua, enquanto os hospitais estão lotados e não podem atender à magnitude nem ao tipo de ferimentos que estão se apresentando".

'Massacre'

Se o número de mortos for confirmado na Faixa de Gaza, o dia de sábado terá sido o mais sangrento na história do território palestino. O líder do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, acusou Israel de ter promovido "um massacre" e convocou uma nova intifada, ou levante, contra Israel

Um greve geral foi convocada nos territórios palestinos enquanto moradores da cidade de Gaza se preparam para realizar funerais. O secretário-geral do Hezbollah xiita libanês, Hassan Nasrallah, convocou neste domingo o povo egípcio a tomar as ruas "aos milhões" para forçar seu governo a abrir a passagem de Rafah, na fronteira com a Faixa de Gaza. "Que o povo (egípcio) saia aos milhões às ruas", disse Nasrallah, no discurso transmitido em um telão para milhares de pessoas reunidas em um local que pertence ao partido xiita, no subúrbio do sul de Beirute.

fonte: UOL

2 comentários:

berna disse...

É uma pena a minha total impotência diante do que acontece.Há uma faixa (de luto)na faixa de Gaza. O que eu posso fazer a não ser lastimar: quase em todos os lugares vemos a violência se manifestar a cada momento.

Anônimo disse...

Ontem acessei via google heart a faixa de Gaza, até no mundo online eles tem uma faixa vermelha indicando a Cisjordania a Gaza (que são os territórios palestinos). E clara lá também a divisão do muro que separa a faixa de Gaza com o Egito, onde fizeram um buraco para passarem para o Egito.

Blog Widget by LinkWithin