O trágico desabamento do teto da igreja Renascer, ocorrido no domingo (18), no Cambuci, resultou em nove mortes, mais de 100 feridos e despertou atenção para a proliferação dos templos pela cidade. Existem 20 000 locais para atender 2 milhões de fiéis evangélicos, segundo estimativa do Instituto de Pesquisas Datavip. Boa parte deles realiza cultos em salas ou galpões improvisados, sem autorização da prefeitura. Entre 2005 e 2008, a administração municipal multou 313 templos e fechou outros 41 por falta de alvará de funcionamento. O levantamento foi realizado em dezoito das 31 subprefeituras.
fonte: Veja São Paulo
xxx
Estou estarrecido ao ver a forma como a imprensa de São Paulo vem tratando um episódio lamentável, que deixou toda a comunidade evangélica entristecida. Estão transformando esse lamentável acidente em uma campanha contra as igrejas evangélicas, cobrando do Executivo uma fiscalização em todas as igrejas e também colocando repórteres nas ruas para fiscalizar os locais de culto. Em nota anterior, já disse que não defendo nenhuma irregularidade. Porém pergunto: Por que essa campanha contra as igrejas? Não seria mais prudente aguardar o resultado do inquérito policial aberto para apurar as causas do desabamento do teto da Igreja Renascer em Cristo?
Quero relembrar que São Paulo é uma cidade irregular. Por isso, além de fiscalizar, por que não fazermos uma campanha de conscientização para que todos os estabelecimentos comerciais, industriais e também as igrejas se regularizem? Barack Obama, em seu discurso de posse, chamou a atenção do mundo, dizendo que pessoas de todas as raças, de todos os credos religiosos, ricos e pobres, superássemos nossas diferenças e construíssemos um mundo melhor. Nesse sentido, como evangélico e vereador, continuo defendendo a liberdade de imprensa. Mas não posso ficar calado diante do que tenho lido, ouvido e visto nos jornais, rádios e emissoras de televisão.
Carlos Apolinario, líder do Democratas na Câmara Municipal de São Paulo, foi deputado estadual três vezes, presidente da Assembléia Legislativa, governador do Estado por dez dias e deputado federal. Exerce o terceiro mandato de vereador na cidade de São Paulo.”
hora de dar um f5 na memória. além de consumidor voraz de tintas p/ cabelo na tonalidade acaju, apolinario "é alvo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, iniciada em 2006, por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social". tá tudo aqui.
com base em informações da Transparência Brasil e do Projeto Excelências, foi montado um ranking da atuação de cada um dos 55 vereadores no último mandato. apolinario ficou em 47.º lugar, lanterninha dos evangélicos. e ainda coloca no currículo que foi "governador do Estado por dez dias".
27.1.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Apesar da conduta do autor desautorizá-lo, eu, mesmo assim, gostaria de ouvir (ler) uma análise imparcial a respeito do conteúdo do texto.
julio querido,
a postagem simultânea das duas notas teve a finalidade de mostrar o contraste entre o problema (nota 1) e a reação imprópria (julgo eu) do edil.
basta visitar os links p/ verificar a atuação "corporativa" típica de "despachantes" a serviço de determinada categoria. a folha corrida é bem eloquente.
sobre eventual campanha persecutória da imprensa, trata-se de mero dueto (desafinado) c/ a direção da renascer. no entanto, reconheço que esse discurso é bem eficiente em certas camadas. não é a primeira vez que estevam se compara aos mártires do cristianismo. como diz um blog, "o tempora, o mores".
por fim, não acredito em "análise imparcial" em nenhum tipo de veículo, especialmente em blogs, autorais por definição. evidentemente, concordar ou não c/ a opinião exposta é prerrogativa sagrada do leitor.
como sempre rola, o espaço aqui tá permanentemente aberto p/ ouvir concordâncias e desconcordâncias. =)
big abraço
Coloca no curriculo do cara a grande idéia de criar o Dia do Orgulho Heterossexual. Ele ganha pra pensar essas coisa também...
bem lembrado, laércio.
fora o nepotismo e outros lances que ilustram a preocupação dele c/ a cidade...
abraço
É um absurdo a insinuação de que a liberdade de imprensa é em si prejudicial à democracia e à justiça. Como uma pessoa hipócrita assim tem coragem de se dizer cristã ou evangélica? "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará." João 8.32. Sem imprensa não conheceremos a verdade.
momento desabafo... esse lance telhado-renascer está mexendo com outras bases. pq tem muita igreja q segue a onda renascer. tem muito pastor que quer seguir a onda, a uncao, seja lah o q for. e ai, esses q estao na onda/uncao/tornado estao tomando as dores. assumo: estou deprimida com essa historia. pois desde o episodio da mala era para acontecer uma revolucao/limpeza etc. me digam: que explicacao para o publico (em geral) os bispos/apostolos deram? nenhuma. eles soh se fizeram de vitimas. e ainda viraram uma farc crista com lemas do tipo "espada pela bispa" e tatuados. fogoooo. pq a igreja de Cristo tmb esta dividida por causa disso. certa vez eu tava na igreja e ouvi o pastor falando da importancia do edir macedo ter helicoptero do kaka e as proecias do trofeu, meu, ai eu pensei, a galera deve achar essas igrejas exemplos e tal. eu queria ver um mundo pentecostal-tradicional, e nao essa promiscuidade. sabe, deve ser o fim dos tempos mesmo. qual vai ser o proximo passo da igreja crista? pq a reforma foi boa para uma epoca, e agora, sera q vai ter outra? ou seremos cada vez mais estranhos? eu oro pra deus limpar as igrejas. vamos orar!!!!!!! o pior eh q muitos de nos, simples cristaos, somos nada dentro da igreja. como muitos na renascer, eles sabem dos erros, mas nao sabem o q fazer, para onde ir etc. ai ficam lá. fogoooooooo. pessoal, alguma luz? a solucao é orar. mas eu fico MUITO BESTA qdo depois de uma prisao, teto, etc, o descaramento continua. falta o q mais acontecer pra esse povo falar, ok, nos nos desviamos? revoltada agora... como igreja mesmo...
insight...
sabe como aliviar a culpa? com obras!!!!!!!
claro, pois deus age usando a vida de qq um de nós mesmo q estejamos cheios de pecado, mas ele usa pq tah lá a disposicao e em beneficio de outrem.
mas ai vc pensa: eu tou sendo usado pq eu sou demais mesmo.
certa vez um cristao da renascer falou: vc jah fez td o que ele fez? bom, eu nao sou nada perto do estevao, nao fiz nada.
a ideia por tras é tipo fez x, y, z errados, mas construiu igrejas e mais mil coisas.
tipo, tirando a media, ele esta bem.
resumindo, a base do cristianismo q eh o amor, vira soh obra, e nao obra de justica, de graça, mas obra mesmo, comprar, construir etc.
sei lá...
Postar um comentário