1.4.09

Em que o Brabo realmente acredita

Há uns dois anos um amigo me indicou um fórum na internet onde um grupo de cristãos evangélicos estava discutindo algum texto meu. Diante de uma controvérsia alguém adiantou-se para me defender, dizendo que não era aquilo que eu tinha dito e sugerindo que não era provavelmente daquela forma que eu pensava. Foi quando alguém saiu com esta: “tá certo, fulano, mas em que o Brabo realmente acredita?”

Fiquei feliz ao ponto da epifania, balbuciei que não eram carne e sangue que haviam proferido aquela revelação, e concluí que meu ministério na Terra estava concluído: alguém havia entendido que deveria ser impossível determinar minha posição final sobre qualquer assunto a partir de minhas opiniões contraditórias sobre todas as coisas.

Isso porque acredito, naturalmente, que aquilo em que acreditamos não tem relação alguma com a tarefa de descobrirmos quem somos e avançar em direção ao que devemos fazer.

Não significa que eu não acredite em coisa alguma, porque acredito num número inacreditável de coisas. Como parte dos festejos pelo aniversário de cinco anos da Bacia, quero lançar com este documento uma série de artigos sobre O que o Brabo realmente acredita.

O que o Brabo realmente acredita

SOBRE A IGREJA, JESUS E A BÍBLIA
A igreja existe, mas raramente com esse nome. Jesus é honrado, mas raramente com esse nome. A Bíblia é infalível, especialmente quando indica que não deve ser tomada literalmente.

SOBRE FARINHA DE MANDIOCASe farinha fosse americana, mandioca importada,Banquete de bacana era farinhada.

SOBRE A POSIÇÃO DA BÍBLIA SOBRE SEXO
Todas as vezes que parece estar legislando sobre sexo a Bíblia está advertindo contra a idolatria. A ganância, que é idolatria, é o pecado sexual por excelência. O capitalismo sem rédeas é a vitória final da luxúria, mas não pelos motivos que se costuma pensar.

SOBRE A MORTE
Desta vida tudo se leva.

SOBRE ORAÇÃO
A oração é poderosa no que é várias coisas contraditórias; é submissão e é ao mesmo tempo subversão, é introspecção e é ao mesmo tempo assimilação do Outro. A oração é transformadora e transtornadora, mas via de regra – conforme indicado na Bíblia – apenas para a pessoa que está orando. A oração de poder não é a que leva o mundo a agir em nosso favor, mas a que nos leva a agir em direção ao mundo.

SER O SEGREDO DO SUCESSO
Se não puder ser o melhor, seja o mais caro.

SOBRE CASAMENTO GAY
Sou totalmente a favor do casamento de homossexuais e lésbicas, desde que não seja o casamento de um homossexual com uma lésbica – eles acabariam não fazendo sexo, e sua relação ficaria (por essa razão) indistinguível de um casamento convencional.

SOBRE O BRASIL
Somos um gigante adormecido. O restante do planeta é composto por gigantes acordados e anões muito espertos. O Brasil é melhor do que todos os demais, mas é também o menos preparado para competir com eles. Já que somos os mais fracos, vamos brincar assim: vocês não sabem brincar.

SOBRE FUMO
Fumo.

SOBRE BEBIDA
Bebida.

SOBRE CONTRACEPÇÃO
Uso camisinha, bermudinha, cuequinha e chinelinho.

SOBRE PECADO
Ninguém pecou com mais graça do que Paul Tournier em Culpa e Graça, quando cometeu a indiscrição de revelar que o pecado – o único pecado, o pecado por excelência – é não chegarmos a ser nós mesmos.

trecho de post no delicioso blog A Bacia das Almas. 5 anos de prazer sem moderação p/ os leitores. parabéns, paulo! =)

2 comentários:

Cerestino disse...

Nóssinhora,, tio Paulo Arrebenta!!

se eu fosse espírita acreditaria ser Paulo Brabo uma reencarnação de Paulo de Tarso!

heheeee

Volney Faustini disse...

Tio Brabo pra Academia ... Academia ! !

Blog Widget by LinkWithin