18.5.09

Faroeste carioca

A nova campanha publicitária da rede americana Burger King veiculada na Inglaterra pode tirar muito carioca do sério. Entre os cartazes que divulgam a nova promoção está a seguinte frase: "One way ticket to Rio not necessary. You'll feel like you´re robbing us" (algo como "Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando").

De acordo com sites ingleses especializados em marketing, a idéia do cartaz é fazer uma brincadeira com a história do inglês Ronald Biggs, de 79 anos, que em 1963 participou do roubo do trem pagador britânico - conhecido como 'Great train robbery'. Biggs se refugiou no Rio de Janeiro, onde viveu por cerca de 30 anos, até retornar para a Inglaterra, em 2001.

O vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, Glauco Lopes (PSDB), considerou a propaganda de mau gosto.

- Acho muito ruim fazer essa associação com a imagem do Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e está lutando pelas Olimpíadas de 2016. Não sei se a intenção é essa, mas a propaganda pode ser intepretada de várias maneiras, e isso prejudica o Rio - afirmou.

O deputado disse ainda que pretende propor que a comissão peça uma explicação à embaixada britânica no Brasil:

- Acho que cabe pedir um esclarecimento melhor sobre a campanha. É importante também que isso seja feito em conjunto com o município do Rio e a Riotur.

A campanha chamou a atenção do brasileiro Bruno Natal, que fotografou o cartaz para o seu blog, Urbe :

"Tá brabo...Se bem que essa fama de terra sem lei, onde nada tem maiores consequências, na verdade não é só do Rio, é do país todo", escreveu.

Em entrevista ao GLOBO, Natal explicou que a foto foi tirada em Londres, na Shoreditch High Street, há menos de uma semana.

fonte: O Globo

7 comentários:

Mauricio Domene disse...

Isso mesmo, ao invés de resolver os problemas do país, vamos brigar com o cara que fez o cartaz (que se não representa a imagem que se tem do Brasil lá fora, não seria uma propaganda eficiente, muito menos aprovada por agência/cliente)

:-( disse...

Isto é o que se pode chamar de uma pusbicidade, fruto da doença mental de alguns irresponsáveis.

Tiago Nogueira de Souza disse...

Se estão preocupados com a imagem trabalhem para mudá-la, é mais fácil mudar um cartaz que uma cidade né?
Pura realidade
Tiago

Wellington Albertini disse...

ahhh... eu achei bacana a campanha!
[como se a gente não esculachasse muito mais com os cariocas...] rs

Leone Lacerda disse...

Morre mais gente no Rio que no Iraque. Querem o que?

Decio Figueiredo Fotografo disse...

Realmente uma grande mentira, eles estão querendo realmente fazer os ingleses acreditarem que o Rio de Janeiro e um lugar perigoso, que absurdo. Acho que os traficantes deviam se juntar com as autoridades para dar um basta nessa campanha de difamação.

Wellington Albertini disse...

A gente precisa entender que para eles a 'piada' da campanha tem toda uma relação com o Biggs e a sua fuga para o Rio... Pela chamada da campanha está claro que eles não estão falando da violência NO Rio!

Se olharmos por esse lado veremos que a campanha é muito bacana!

Blog Widget by LinkWithin