25.10.09

Adoração televisiva

TV brasileira : novo púlpito da igreja eletrônica : o verbo se faz imagem televisiva

Dissertação de Mestrado em Comunicação Social defendida na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

A Igreja Eletrônica é uma realidade concreta que surge no contexto pós-moderno, na contemplação das imagens, dentro de um mundo globalizado, técnico e espetacular. Ela é aqui analisada como fenômeno imagético e de comunicação. A TV Brasileira se torna palco e púlpito de novos atores religiosos, especialmente os pastores neopentecostais, que acreditam na força desse instrumento eficaz, na conquista de um novo rebanho virtual. O país já produz seus profetas midiáticos, não necessitando mais migrar do norte da América. As igrejas desfilam na passarela televisiva. A Igreja Internacional da Graça, por meio de seu fundador R.R.Soares, mostra sua força e sua capacidade de manter-se no ar, por meio de um programa diário na Rede Bandeirantes de Televisão. A análise de sua estratégia, por meio de alguns programas, na perspectiva de autores contemporâneos, aponta para importantes conclusões a respeito da pedagogia e metodologia carismática neopentecostal. A força midiática o torna cada vez mais forte. Procuramos responder a essa questão: em que medida a utilização da mídia televisiva é importante como novo púlpito da fé e captação de adeptos para a Igreja Internacional da Graça.

Clique aqui para o texto completo [pdf / 135 p.]
Imagem: Internet

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema dos programas de TV evangélicos, é o mesmo de todos os outros programas: nem sempre as pessoas que assistem tem discernimento e senso crítico para reter apenas o que é bom.

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