12.9.08

Conservatório americano (1)

Em sua primeira entrevista como candidata a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa republicana, Sarah Palin não descartou que o país entre em guerra com a Rússia. Em um discurso duro, a jovem governadora do Alasca disse, na noite de quinta-feira, que se a Geórgia for admitida na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Washington terá obrigação de defender o país de uma eventual agressão russa.

- Nós temos que manter os olhos abertos com a Rússia. É inaceitável que a Rússia tenha exercido tal pressão em termos de invadir um país democrático menor, sem provocação - disse ao âncora Charlie Gibson, da ABC, fazendo referência ao recente conflito armado no Cáucaso, e acrescentando que Geórgia e Ucrânia deveriam tornar-se membros da Otan.

Quando o jornalista lembrou que o primeiro-ministro russo Vladimir Putin considerava intolerável a admissão dos dois países na Otan, a candidata a vice de John McCain foi ainda mais clara:

- Talvez tenhamos que ir à guerra contra a Rússia porque este é o acordo que protege os membros da Otan: quando um país é atacado, os outros se levantam em sua defesa. O que eu penso é que os países democráticos pequenos que são invadidos por uma potência maior é algo para nos colocarmos em alerta. - afirmou.

Sobre o Irã, a governadora destacou que seria extremamente perigoso para todo o planeta se obtivesse armas nucleares e prometeu mais pressão sobre seu regime.

- Sob a liderança de Ahmadinejad, armas nucleares nas mãos de seu governo são extremamente perigosas para todos nesse mundo, Precisamos nos certificar que essas armas nucleares não cheguem às mãos de Ahmadinejad, não que ele as usaria, mas ele deixaria terroristas usá-las. Portanto devemos colocar pressão sobre o Irã.

Uma política externa vigorosa foi a marca fundamental dos oito anos de Presidência de Bush, que chega a seu fim em janeiro. No entanto, Palin quis se distanciar de um líder com um índice de popularidade mínimo e na entrevista apontou que Bush cometeu erro na guerra contra o terrorismo.

- O presidente Bush tentou livrar o mundo do extremismo islâmico, terroristas que são ferrenhos em querer destruir a nossa nação. Houve problemas no caminho, no entanto. Foram cometidos erros. E com uma nova liderança republicana vem a oportunidade de melhorar as coisas.

fonte: O Globo
Segundo a Veja, quando a mulé ganhou a primeira eleição para a prefeitura de Wasilla ela "cogitou censurar os livros da biblioteca local para adequá-los aos valores conservadores". Eu, hein!

Um comentário:

Rodney Zorzo Eloy disse...

Outro rumor afirma que a republicana tentou banir uma lista de livros da biblioteca pública quando foi prefeita de Wasilla, no Alasca. As obras incluem "Harry Potter" e vários clássicos que iriam contra sua religião cristã.

Contudo, como afirma reportagem da CNN, muitos dos livros da lista nem ao menos existiam há 12 anos, como a própria série "Harry Potter", que começou a ser publicada em 1997.

Trecho de matéria da Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u444148.shtml

Blog Widget by LinkWithin