15.4.09

Uma igreja pode ser moderna

A grande mania das igrejas é permanecer arcaica ao que está acontecendo no mundo. Aposto que a maioria não tem ideia do que seja um blog, ou muito menos o que é o Twitter, condenam o Orkut e se recusam a usar o Youtube. Uma pena, já que são ferramentas excelentes para atrair jovens e manter o contato com quem está longe. Porém, algumas igrejas usam e abusam dessas “novidades”, e se tornam verdadeiras referências para outras igrejas e também para o mundo. Basta olhar o material gráfico da Hillsong United e da recém-inaugurada Vineyard em São Paulo. Enfim, se render ao comodismo e breguismo, ou abrir a cabeça?

Teaser documentário do United. Lançamento ainda neste ano:

5 comentários:

Cerestino disse...

realmente deve se dizer algo sobre o UNITED, eu posso até não gostar do estilo e conteúdo de muitas das músicas deles [muitas mesmo rs] mas eu vi esse dvd novo deles... e olha, tive de baixar a cabeça e bater palmas para o quesito "video" sabe? a parte gráfica, o vídeo deles esculacha!

Eliézer disse...

Muito boa a mensagem, inclusive incluindo a miséria da infância abandonada no Brasil em uma das últimas cenas. Espero que passem do discurso à prática, deixando a corrupção que a fama, o poder e o dinheiro teimam em fazer boas iniciativas perderm-se no tempo.

http://bereianos.blogspot.com/2009/04/hillsong-church-polemicas-e-escandalos.html

Wellington Albertini disse...

eu sou suspeito pra falar do United porque sou praticamente um fã xiita deles... ou como dizem lá comu: sou um 'hillsonguete'...kkkk

mas o trabalho dos kras é espetacular... e a mensagem que eles tem a levado aos jovens em toda parte do mundo é fantástica!
esse trailer mostra isso... é lindo! a primeira vez que vi [e faz tempo] mexeu muitoooo comigo! e ainda fala demais comigo quantas vezes mais eu assistir...
esse projeto deles é zenzazional!

Fernando Segredo disse...

Muito bom o seu texto Eliezer.
Realmente, é de estranhar tanta produção. Parece uma versão australiana da Renascer. Enfim. O que gostaria de mostrar aqui é que a United, "Juventude" da Hillsong, cria diversas linguagens e formas modernas de falar com este tipo de público. Coisa que não acontece aqui no Brasil, e nos sujeitamos à mesmice e falta de cultura, muitas vezes por uma simples falta de vontade e esforço de querer fazer algo novo.
Agora, todos devem tomar cuidado quando o assunto é dinheiro. Principalmente a igreja, para não virar um alvo fácil.

Eliézer disse...

Olá Fernando, irmão de subversão !

Entendi o propósito de sua postagem. Não questiono, nem sou contrário que a igreja aprenda a usar dos meios de comunicação de forma abrangente e inteligente acima de tudo. O que infelizmente ocorre é que quando rola grana -e muita grana- nessas coisas, o triunvirato da segurança material (grana, fama e poder respectivamente nessa ordem) fala mais alto precipitando uma ressuirreição violenta do ego, que deveria estar morto em Cristo e que depois de um bom período de hibernação acorda com uma fome descomunal. E essa fome o faz até mesmo matar os próprios filhos para saciar sua fome, a semelhança da surdez seletiva que filtra o clamor do pobre, do desespero da viúva e do pedido de socorro dos desvalidos. Enfim, coisas da natureza humana caída.

Paz !

Blog Widget by LinkWithin