28.12.08

Crueza histórica

Os americanos usam uma expressão tosca quando querem acabar com o lero-lero, "let´s cut the crap". No português um pouco menos tosco seria alguma coisa como, "vamos parar com o papo furado".

O Natal mal terminou, qualquer aura sentimentalóide esvaneceu, e o jogo bruto da história já se impõe. As notícias do dia 27 de dezembro mostram como será o novo ano. Israel bombardeou a miserável Faixa de Gaza, e mais de 120 estão mortos. Mães desesperadas procuram entre os escombros o que restou do corpo dos filhos - bombas não escolhem alvos, matam indiscriminadamente!

A complicada equação da geo-política palestina ainda contém o elemento religioso. E para minha vergonha, a tradição evangélica, da qual fiz parte, legitima o direito de expulsar, matar, dizimar os palestinos, baseando-se na posse da terra que Deus deu a Abraão há milênios. Mas diante da carnificina mundial, o que são 120 palestinos mortos? No mesmo dia, talvez o dobro morra em Darfur, Congo e Zimbábue.

A história sempre foi crua. Só no século XX, turcos trucidaram armênios; russos exterminaram milhões de russos; a Europa se afogou em sangue na I Guerra Mundial; os nazistas aperfeiçoaram técnicas de extermínio em massa; americanos jogaram duas bombas atômicas sobre a população do Japão; a Guerra Civil espanhola foi horrorosa; chineses impuseram o comunismo na base da força bruta; Vietnam, Camboja e Laos tiveram seus holocaustos; ditadores latino-americanos torturaram, assassinaram e mutilaram indiscriminadamente; em Ruanda, bastaram 45 dias para oitocentos mil serem dizimados com facão e machado.

Luzes natalinas, fogos de artifício no Réveillon e as apoteóticas aberturas olímpicas não passam de andrajos rotos, que tentam disfarçar a lepra da nossa História. Somos lobos ferozes. Criamos lógicas que legitimam a morte de inocentes – danos colaterais para o bem maior da humanidade? – invocamos deus para abençoar a nossa maldade. Escrevemos teologia para explicar a nossa sina. Mas somos piores que os chacais, predadores que espreitam mesmo quando não têm fome.
As bombas que caíram sobre Gaza me deixaram com o mesmo gosto amargo que o Tsunami há alguns anos. Aliás, let´s cut the crap, esse papo de ano novo é pura balela pra boi dormir.

Soli Deo Gloria.

(Duas horas depois, o número de mortos chegou a 205. Quatro horas depois, 220 mortos. Aguardemos as más notícias.)

Ricardo Gondim

Leia +

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordamos plenamente que a reação de Israel aos ataques palestinos é completamente reprovável. Mas eu gostaria também de ver a mídia desaprovando também os atos terroristas e os lançamentos de foguetes pelo Hamas. Parece que esta briga só tem um lado. Imparcialidade é que não tem mais na imprensa.

berna disse...

Na verdade, eu vejo Israel fazendo um contra-ataque contra as provocações do Hamas.Infelizmente pessoas inocentes acabam sofrendo as retaliações de ambas as partes.

Blog Widget by LinkWithin