7.8.06

Leão Conquistador da Tribo de Judá

Apesar de a origem ser ignorada (há registros nos Vedas, as sagradas escrituras da Índia, do ano de 1.800 a.C.), os dreads se tornaram marca registrada do povo jamaicano quando o reggae de Bob Marley passou a fazer sucesso, nos anos 60.

Esse ritmo entrou nas paradas de sucesso de vários países com letras que expressavam uma série de sentimentos e desejos comuns às comunidades negras: igualdade de direitos, justiça social, consciência de sua história e valorização das raízes africanas, além da determinação em se tornar agente do próprio destino.

Aqui no Brasil, Gilberto Gil e Djavan estão entre os que primeiro apareceram com o visual rasta publicamente, como uma forma de manifesto pela preservação das características dos afrodescendentes.

Mas antes da Jamaica, o movimento religioso dos rastafáris teve início na Etiópia, na década de 30, quando Ras (significa duque ou chefe) Tafari Makonnen foi proclamado imperador, adotando o nome de Hailé Selassié e títulos pomposos como "Rei dos Reis" e "Leão Conquistador da Tribo de Judá".

Segundo profecias, o novo rei seria o messias que libertaria os negros do mundo inteiro. A partir daí, a história de Ras Tafari e da Etiópia, única terra africana a permanecer livre do jugo europeu, passaram a inspirar os rastas na Jamaica.

texto publicado no Folhateen em 7/8/06.

10 comentários:

Anônimo disse...

Reggae, taí uma música besta e pobre. Pior do que isso só sertanojo.

Anônimo disse...

REGGAE A ALMA

PAZ AMOR IGUALDADE!

EU E EU

Mariana disse...

ULFILA, cala a boca, vai.. na moral
não é pobreza, querido, é expressão da vontade de se ter uma sociedade que dá lugar para todo mundo, sem discriminação baseado na etnia de cada um.
você leu mesmo o post antes de fazer esse seu comentário infeliz!? :/

João Carlos disse...

ULFILA minha flor de maracujá, qual (is) estilo (s) de música você gosta e por que? Deve ser algo divino demais para os pobres mortais aqui de plantão...

Unknown disse...

"Ulfila"com esse tipo de comentário
ja podemos imaginar o tipo de pessoa q vc é,mas q JAH tenha pena de vc!!!

Unknown disse...

ULFILA pobre deve ser sua mente com esse tipo de comentário. Se vc não gosta não fale nem comente fique na sua.Que JAH ilumine sua mente pobre.

Anônimo disse...

ULFILA pobre de espirito..banal hipocrita
vc me julga um doidao, mais isso é parte da minha vida filosofia e religia!

Bruno Oliveira disse...

ULFILA apesar das informações que estão contidas neste blog serem muito incorretas, vc demostrou muita ignorancia ao afirmar q a música reggae é pobre.

Anônimo disse...

que triste uma pessoa ignorante>arrogante
q Haile Selassie proteja seu coração seu espírito.

Anônimo disse...

ULFILA, pode ver que gosta de funk e Restart, Mais que JAH te abençoe e ilumini seu caminho. JAH BLESS

Blog Widget by LinkWithin