No Poder Legislativo, os bancos financiam campanhas e têm a sua bancada. Na mídia, a sua presença é sempre muito forte. A cada momento, o brasileiro indefeso é exposto às "teorias" e explicações dos "economistas do mercado", uma verdadeira legião a serviço dos interesses do sistema financeiro.
É óbvio que interessa a qualquer economia moderna ter um sistema bancário sólido e lucrativo. Mas, no caso do Brasil, o poder dos bancos passou dos limites e está prejudicando seriamente grande parte da economia. Se o próximo governo quiser realmente colocar a economia em movimento, não poderá deixar de enfrentar esse problema.
trecho de artigo do economista Paulo Nogueira Batista Jr. na Folha de S.Paulo em 17/8/06.
18.8.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Um dia desse, vi um assalariado reclamar no caixa de um banco sobre um desconto de R$15,00 em sua conta. O caixa relatou ser despesa com a manutenção da conta. O assalariado argumento: Como, eu não pego talões de cheques, faço uma única retirada a mês e só tenho essa conta para receber meu salário?
O caixa insistiu que não havia o que fazer. O pobre homem, saiu desnorteado banco a fora. No caminho até a porta, com os olhos rasos d'água, murmurava indignado: Como podem tirar dinheiro de alguém como eu? Meu salário não chega a R$ 400,00, o que me tiram me faz muita falta, e para eles nem deve fazer diferança. E assim foi dizendo outras palavras. Cortou-me o coração. Enquanto os banqueiros enriquecem, todos nós pagamos o preço. E a maior cota de sacrifício é dos mais necessitados.
Postar um comentário