21.8.06

Mula lá

Que figura produzida pela imaginação humana -literatura, cinema, folclore, quadrinhos- seria capaz de resolver os problemas do Brasil? Esta é a pergunta feita pela Revista da Folha a várias personalidades. Confira algumas respostas:

fadas & folclore
"Como a política virou uma situação tristemente folclórica, elegeria a Mula-Sem-Cabeça como presidente, e a Iara, sua assessora de confiança. A primeira porque uma imagem vale mais do que mil palavras. A segunda porque sua beleza atrairia e afogaria todos os tolos e corruptos rapidamente no lago Sul, sem necessidade de CPIs" (Cléa Pilnik, psicanalista).

literatura
"Por sua capacidade administrativa e psíquica, Simão Bacamarte, personagem-título de 'O Alienista', de Machado de Assis, deveria concorrer a deputado, senador, governador e à Presidência. Estamos precisando de um psiquiatra como ele que, pouco a pouco, levou todos os moradores de sua cidade para o manicômio, achando que eram loucos e/ou idiotas. No final, todos saíram -pois eram lúcidos- e ficou apenas ele, que era realmente doido. Chegou a hora de os governantes deixarem de pensar que somos todos idiotas e doidos" (Mario Prata, roteirista e escritor).

personagens de TV
"Jeannie. Para começar, teríamos continuidade, pois o governo seguiria morando numa garrafa. Também teríamos uma mulher, só que essa, além de inteligente, é bonita. O povo iria adorar o figurino. É carismática, alegre, provocante, boa de voto, fofa. E o mais importante: só um gênio para achar uma solução para essa pouca-vergonha em que se transformou a política brasileira" (Flávia Moraes, diretora de filmes publicitários).

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin