O Cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, garantiu que a Igreja Católica cubana rejeitaria uma intervenção estrangeira no país e sublinhou a importância de manter a paz. No início de uma Missa na catedral de Havana, D. Ortega leu um comunicado divulgado esta semana pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba, no qual pedem a Deus para acompanhar o presidente Fidel Castro na sua doença e iluminar os novos responsáveis do governo e apela à Virgem da Caridade, protetora da ilha, para que mantenha a paz.
No fim da cerimónia e em resposta a perguntas da imprensa, o Cardeal Jaime Ortega sublinhou que a Igreja Católica cubana “jamais apoiaria e nem sequer aceitaria minimamente qualquer intervenção estrangeira”.
“Oramos pela pátria, por Cuba, e por quem a dirige, essa é a nossa maneira de pôr o futuro nas mãos do Senhor, que é o que compete neste momento à Igreja”, acrescentou. Sobretudo há que pedir “para que nada danifique a concórdia entre os cubanos, para que nada perturbe a paz entre nós”, disse.
A conferência episcopal cubana tinha referido, na sua mensagem, que a atual situação de saúde de Fidel "constitui um momento especialmente significativo para o nosso povo”. “A Igreja Católica, como parte desse povo, partilha essa preocupação e as súplicas de todos os fiéis", dizia o comunicado.
fonte: Agência Ecclesia
10.8.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Quando a Igreja Católica Cubana realizou orações publicas em favor dos presos policitos, exilados, famintos e excluidos, oprimidos pelo regime do dirigente Fidel Castro, quando?
Fariseu que é fariseu tem comportamento idêntico no mundo todo.
Eles têm as mesmas certezas de que nós temos, pena que eles estão com os olhos tapados pelo que lhe foram imposto. E nós, cristãos, o que fazemos pra mudar nosso país?
Oramos por nosso país? Sim, claro! Aquela oração que em nada difere da oração feito pelo citado na matéria do blog.
Irmão, vamos tirar a fenda que há nos nossos olhos. Canso de ver em todos os meios de comunicação cristão mensagens como essa, do tipo: nós, os cristãos somos os corretos...
Mas nada fazemos pra mudar, nada!
Quando teremos o prazer de entrar nesses meios e comunicar o que fazemos pelo Reino? Eu sei quando... Quando tivermos o que falar sobre o que estamos fazendo. Enquanto isso, é mais fácil ser o politicamente-cristão correto e "meter o pau" nos outros.
Paz, temos de esparramar a paz, não intrigas!
Sou a favor de Fidel, eles pelo menos têm mais organização que aqui.
Ou estou enganado?!?!
Quanto crentinho não ficava quietinho diante das atrocidades do ditador Médici [enquanto um monte de gente era torturada e morta]; quanto crentinho não ficava todo elétrico e babava porque o Geisel era luterano [era o "ungido" - sic.]. Credo, como você evangélicos são covardes! Não houve entre vocês, nos Anos de Chumbo, uma voz como a de d. Hélder Câmara, d. Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel! Pelo menos vocês eram honestos. Hoje evangélico é sinônimo de pilantra e de ladrão.
Postar um comentário