11.9.06

Brasil: país brega metido a chique

"O Brasil é um país engraçado. Ele teima em ser ‘chique’. Aquela coisa de ouvir Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil (cantores que gosto muito também), em roda de amigos, era para intelectual. O povo – ah o povo brasileiro – poucos Darcys Ribeiros entenderam o povo e poucos entenderão. Mas um país é formado pelo povo. Os intelectuais, quando muito, formam as universidades. O povo gosta do Roberto Carlos, sente saudade do Paulo Sérgio, gosta do Ratinho, sente saudade do Chacrinha. Ainda assim o Brasil teima em ser ‘chique’."

trecho de "Confesso: sou brega!", texto de Fábio de Lima publicado no site Comunique-se.

18 comentários:

Anônimo disse...

Quer coisa mais brega que a novela do Manoel Carlos: Só tem rico, viagens para o exterior, gente culta, que nem combina com a realidade brasileira. A maioria aqui é pobre, assalariado, desempregado, o máximo que fazem é um churrasquinho de gato na laje do cortiço, quando conseguem um gato. Maior breguice é o mostrar uma realidade utópica como se fosse verdadeira, esconder as vergonhas para baixo do tapete, como se não existissem. E alguns quando emergem na sociedade financeira, esquecem que foram bregas e ficam tentando camuflar suas origens. Só que tem coisa que não dá para esconder: o berço!

Anônimo disse...

Pôxa, depois dessa nem vou comentar nada!

Anônimo disse...

Pode ser metido a chique, mesmo. Com a dívida externa que temos, o nosso presidente perdoou a dívida de outros países ao Brasil, comprou um avião novo, viaja para tudo quanto é canto, se faz de morto quando roubam descaradamente a nação, desconhece os problemas da nação e posa de bem sucedido ao lado de outros governantes.
Sua patroa, a primeira dama, nunca se envolveu em nenhum ação social, mas redecorou o Palácio da Alvorada, teve o displante de mudar os jardins de Burle Marx para um do seu gosto!
Acho que isso é ser metido a chique.
Porque ser chique, na minha modesta concepção, é ser o que é e o que pode ser. Desde que seja com o seu próprio dinheiro, ganho a custa de um trabalho honesto. Mesmo que seja para fazer um churrasquinho na laje, comer um sanduíche de mortadela, tomar um pingado, até falar menas vezes é tolerado. Mas, que haja honestidade, caráter e dignidade em tudo o se que faz. Isso para mim é ser muito chique!

Anônimo disse...

É isso mesmo companheiro! Chique é ser honesto!
Nunca pensei que acharia isso algum dia. Misturava um pouco a idéia de chique, com a de uma pessoa de trato refinado. Agora sei que me confundi, e concordo plenamente contigo. Chique hoje em dia é ser honesto! Nunca pensei também, que sentiria falta de gente chique!
Tá uma falta no mercado, não é? Que pena!

Anônimo disse...

Li nos comentários, que a "Dona Marisa teve o displante de mudar os jardins do Burle Marx", julgando por certo, que seu toque pesoal faria do lugar, um lugar mais Chique e atraente, eu acho.
Nunca pensei nessa questão, mas de fato, os Jardins do Palácio da Alvorada, caso fossem cuidados por alguém chique ou refinada, deveriam ser restaurados não substituído como foi feito, para conservar e/ou recuperar sua história. Daí, pesquisando o Jardins da Marisa, achei esse comentário:
Por Pablo Nacer 27/04/2004 às 18:02


Sem absolutamente nada para fazer e nem aí para esse tal de Patrimônio Histórico, nossa primeira-dama mandou fazer um canteiro de flores vermelhas (sálvias) no formato da estrela do PT nos seus jardins. Sem dúvida, uma atitude absolutamente necessária, apropriada e, por que não dizer, cabalística.



Caros "pensamenters", entra ano, sai ano, entra governo, sai governo e não muda pourra nenhuma no Brasil. No máximo, o nome dos jardins. É verdade! Depois dos ostensivos jardins da Casa da Dinda, agora é a vez dos estrelares jardins da Casa da Marisa (pelo menos ela acha que é a casa dela, embora esteja mais para a casa da mãe Joana - com todo respeito à minha amiga Joanna).
Muita gente chiou, a oposição caiu matando e a verdade é que ninguém entendeu o que ela quis com isso. Bem, quase ninguém. O Pensamento do Dia, sempre bem informado, teve acesso a algumas hipóteses e conta, com total exclusividade, as duas mais prováveis.

Uma fonte de Brasília (aliás, uma bela fonte, com chafariz, esculturas de ninfas gregas nuas, enfim...), uma fonte renascentista de Brasília me garantiu que as estrelas feitas nos dois jardins é apenas parte de uma pequena reforma que nossa primeira-dama havia planejado. Além das estrelas, ela também faria uma nova piscina em forma de foice com um tobogã no formato de martelo, efetivaria a referida fonte por ali mesmo, reformaria todos os formigueiros do gramado e construiria uma casinha (pequena, mas aconchegante) para abrigar os seus 74 anões de jardim (incluindo um que é uma réplica perfeita do maridão, só que com boné ao invés de gorrinho - presente do capitão do tetra, Dunga).

Outra fonte (esta barroca, com ornamentados querubins urinando) me entregou um folder publicitário totalmente comprometedor. Eu até vou sugerir a abertura de uma CPI – Comissão Pensamenter de Inquérito – para apurar a ilicitude do fato. Dona Marisa estaria utilizando os jardins das casas para fazer propaganda gratuita de seu novo empreendimento, a Jardins Marisa Corporation, empresa especializada do ramo. Segue o texto do folder na íntegra:

Jardins Marisa – Mi Casa, Su Casa

Especializada em estrelas, a Jardins Marisa dá um tapa no seu quintal, jardim ou fachada, transformando-o em uma verdadeira constelação. Estrelas-do-Mar, Celestiais, do Real Madri, Cadentes e até Decadentes, como a nossa, são as especialidades da Jardins Marisa. Fazemos também estrelas sob encomenda, no tamanho e formato desejados. Nossos jardineiros, mais do que tiozinhos, são verdadeiros artistas (praticamente Edwards Mãos de Tesoura), todos formados na tradicional escola de Busch Gardens. Um e-p-e-t-á-c-u-l-o! Ligue agora mesmo para 0800-1313 1313 e peça a sua estrela. Na Jardins Marisa, até sua samambaia fica estrelar. Ligue djá!

É, pensamenters, como se não bastasse o caso Waldogate, agora temos que engolir o caso Stargate. Aliás, já que está com a mão na terra, ela poderia pedir para o jardineiro fazer o escudo do Corinthians também, do lado, aproveitando que o nosso presidente é um ilustre torcedor do clube. O que vocês acham? E embaixo até poderia escrever “Timão ÊÔ”. Coisa fina! (com todo respeito ao Corinthians)

Anônimo disse...

Gente, eu amo esse blog! É super divertido e instrutivo. Aprendo muito, lendo isso tudo aqui! Não sei o que é mais legal: os posts ou os comentários. O pessoal que escreve por aqui é prá lá de esperto!
Palavra de leitor!

Anônimo disse...

Mentiras escondidas por Verdades
Vitor



Foi o Macaco Simão quem escreveu esse artigo?

Esse negócio de piscina em formato de martelo e foice... Alguém acredita mesmo nisso? Se fosse alguém da esquerda, eu até acreditava, mas do Lula e sua esposa???

Aliás, esse tipo de informação é uma grande bobagem. Esse jardim não passa de um símbolo que a imprensa conservadora utiliza para abalar o governo. E é claro que a incompetência de um presidente não pode ser medida pela decoração de sua residência.

Claro, nós pagamos por isso, mas pagamos muito mais caro em muitas outras obras e projetos que não alavancam. É nisso que precisamos nos concentrar.

Muito mais grave que o duvidável gosto de Dona Marisa ou o custo do jardim é perceber a função daquela estrela: uma ilusão para que os eleitores continuem acreditando no antigo sonho - que agora chegamos ao governo.

(Taí, a desgraça já foi feita e pode ser refeita! Ainda, nessa eleição! Depende do povão!É só querer!)

Anônimo disse...

Já pagamos por dois: " Os Jardins Suspensos da Babilônia, digo, da Casa da Dinda e o da "Estrela Decadente" idealizado por Jardins Marisa Corporation!
Até quando, heim?

Anônimo disse...

Esse é o único JARDIM que pode ser visto do espaço! Mais especificamente, do mundo da Lua! Ou seria da Lula?

Anônimo disse...

"Jardim Suspenso da Brasilônia"!
A oitava maravilha do Mundo!

Anônimo disse...

Lendo esses coments concluí: Brega é ser arrogante, soberbo e achar que uma posição de destaque "temporária", te faz ser aquilo que não é de fato! Morre o homem e o seu corpo para nada se aproveita!
" Bem aventurados os puros e simples de coração!" Conquistarão um Reino incorruptível, que jamais lhes será tirado! Isso sim, é ser chique!

Anônimo disse...

Delírios do poder!

Anônimo disse...

Afinal, a breguice está no poder maior desse país! Super bem representada! Só espero que não continue lá por mais tempo!
Ou outras obras "faraônica" e absurdas poderão continuar a serem feitas!

Anônimo disse...

Além de brega, temos um presidente absolutamente incopetente e inapto. Mesmo assim, ele continua na liderança das pesquisas eleitorais, até com margem suficiente para ser eleito sem segundo turno. Pergunto: afinal de contas, nosso povo é tão burro assim? É tão cego? É tão surdo? E onde estão, ou estamos, os que compreendem esse estado de coisas, e que deveriam estar alertando esse nosso povo contra esses absurdos. Conclamo a todos, vamos tomar uma atitude, vamos mover este país, e tirar essa corja do governo, antes que seja tarde, e eles acabem de destruir, não apenas os jardins de Burle Marx, mas a obra que Deus criou, chamada Brasil!

Anônimo disse...

Gente, fazia tempo que nao dava boas gargalhadas! o pior,que se nao fosse tragica, seria comico... O tristeza...so Deus pra ter misericordia do nosso amado - idolatrado, salve, salve! - Brasil!

Anônimo disse...

É que o brasileiro é um povo alegre, e faz troça da própria desgraça! Se assim não fosse, já estaríamos vivendo uma guerra civil

Anônimo disse...

E tudo começou com os Jardins Estrelares e Decadentes, da dona Marisa! Nem o da Dinda foi tão comentado. Temos que levar em consideração a criatividade e ousadia da primeira dama!
Para desbancar o Burle Marx, não é qualquer um! rss O talento as raias da loucura!

Anônimo disse...

E pensar que, esse papo começou a ficar cômico com os Estrelares Decadentes Jardins da primeira dama! Ousada e criativa, desbancou o Burle Marx em Brasília. O talento e a ousadia chegam as rais da loucura, não é mesmo?!
O Brasil nunca mais será o mesmo, depois da passagem desse casal pelo Alvorada! Pior que isso, só a mudança do Cacique Juruna, quando acabou o seu mandato. Só quem viu que sabe, foi inimaginável!rss...

Blog Widget by LinkWithin