4.9.06

Renascer: estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A 1ª Vara de Justiça Criminal de São Paulo determinou o bloqueio de contas bancárias e bens dos fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. São eles o apóstolo Estevam Hernandes Filho, sua mulher, a Bispa Sônia Haddad Moraes Hernandes e mais duas pessoas ligadas à denominação - o bispo primaz Antônio Carlos Ayres Abbud e seu irmão, o empresário Ricardo Abbud. Em um processo de nove volumes, o juiz titular da 1ª Vara, Paulo Antônio Rossi, acolheu denúncia feita pelo promotor Marcelo Mendroni, que acusa os quatro de praticar crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Em seu pedido, Mendroni referiu-se à segunda maior comunidade neopentecostal do País como uma "organização criminosa montada para lavar dinheiro proveniente de estelionato" - caracterizado pelas doações de fiéis feitas diante de promessas de algum tipo de salvação pela fé. Além de solicitar o bloqueio de bens, o Ministério Público (MP)pediu a prisão preventiva dos quatro denunciados. Rossi, no entanto, acolheu apenas o pedido do bloqueio - e marcou a primeira audiência para o 15 de setembro.

A decisão proíbe a movimentação de oito contas bancárias das empresas Colégio Gamaliel e Publicações Gamaliel. As contas foram abertas em nome do casal Hernandes. Sua movimentação registrada entre 2000 e 2003 foi monitorada com a ajuda de auditores fiscais e acusou um montante de R$ 46,4 milhões.

O juiz também bloqueou uma mansão de Estevam Hernandes em Boca Raton, na Flórida (EUA) - avaliada em U$ 465 mil -, e uma fazenda de 45 hectares em Mairinque, a 70 km de São Paulo, comprada pela igreja em 2001 por R$ 1,8 milhão.

Fundado pelo apóstolo Hernandes, o Colégio Gamaliel chegou a ter matriculadas 100 crianças a partir de 3 anos - a maioria filhos de fiéis -, mas foi fechado em 2002, sob alegação de que a inadimplência chegava a 50%. As publicações Gamaliel foram incorporadas pela Gospel Records, um dos braços do conglomerado mantido pela denominação. Ainda assim, o MP quer explicações sobre a origem do dinheiro movimentado em suas contas.

O bloqueio dos bens do casal Hernandes foi precedido de uma investigação que teve como base uma série de reportagens publicadas pela revista Época, em 2002. O MP passou um pente-fino em declarações de imposto de renda de 10 empresas ligadas à Renascer e levantou cerca de 100 ações civis por cobrança de dívidas contra integrantes da igreja. Ao final, o MP concluiu que a instituição se aproveita de suas prerrogativas como entidade filantrópica sem fins lucrativos para agir como organização criminosa, formando uma rede de empresas que se dedicam a movimentar o dinheiro angariado por meio de estelionato.

Os detalhes do processo vieram à tona por conta da batalha jurídica que já acontece em seus bastidores. Há duas semanas, a defesa dos fundadores da Renascer entrou no Tribunal de Justiça de São Paulo com um pedido de habeas-corpus para evitar o indiciamento. Alegou que seus clientes sofriam "constrangimento moral" porque o juiz Rossi acatou o pedido do MP com base no artigo 1º, inciso VII da Lei 9613/98, que versa sobre lavagem de dinheiro.

Foi com base nela que os quatro foram denunciados por montar organização criminosa para "ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime". Mas o desembargador Ubiratan de Arruda, da 9ª Câmara, negou o habeas-corpus.

Procurado pelo Estado, o juiz Paulo Antônio Rossi disse que não poderia dar detalhes sobre o processo, "em respeito aos milhões de fiéis da Igreja". "Mas posso confirmar que recebi a denúncia." O promotor Marcelo Mendroni também não quis se pronunciar. O departamento jurídico da Igreja Renascer e os advogados contratados para defender os denunciados não retornaram as ligações feitas durante todo o dia de ontem pela reportagem do Estado.

reportagem publicada em O Estado de S.Paulo em 2/9/06.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ando enojado dessas notícias. Envergonhe-me pelo fato de pertencer a categoria. E quanto começam a falar desses podres, colocam todo mundo no rolo.

Anônimo disse...

Essas noticias não me assustam, a palavra de Deus é clara, pelos frutos o conhecerão...não sou da Renascer mas vejo os frutos, fui gideão por 2 anos e eles me enviavam sempre informações de como os valores eram aplicados, e se houver algum tipo de coisa encoberta Deus vai julgar e condenar se necessario. Somente a Ele cabe o cargo de JUIZ.

Anônimo disse...

De Justo Juiz, sim! Mas, sabemos que há juízes humanos e cosntituídos por Deus. Lembre-se de Sansão, Débora, entre outros. Há até o livro de Juízes na bíblia. Porém, Justo Juiz, só há um, o Senhor! Mas, há que se cair na justiça de Deus e dos homens!

Anônimo disse...

Sabiam que existe a Verdade?
Sabiam que existe a possibilidade e o dever de Conhecer a Verdade?
Sabiam que ao se Conhecer a Verdade, ela por si só, Liberta nos dos infinitos laços que é a Mentira que envolve todo Mundo?
E mais, depois que se Conhece a Verdade, torna-se o portador, o custódio e o dono da Verdade?
Pois assim é!
Mas quem tem a coragem de encarar tamanha responsabilidade de ter em sí essa "weapon of mass destruction" no cérebro?
A Verdade destroi, não só desmascara, a civilização em que estamos inseridos. Este covil, chamada renascer, sempre foi o reflexo dos seus fundadores, da sua hierarquia e de seus "fiéis".
Raça geneticamente transformada por engenharia da tecnologia mais poderosa da civilização. Mentir Para Viver. Enganar para ficar no topo. Usar a "boa fé" das pessoas para fins particulares e usá-las eficaz e efetivamente com resultados palpáveis absolutamente.
É um sistema inescapável. Uma vez que se caiu na rede multimídia multimilionária de mentiras, o cérebro e sua mente tem poucas chances de sair ileso.
Mas que nota as implicações epistemológicas do Conhecer a Verdade sobre este mundo, sobre sí mesmos e com coragem luta a batalha sem esmorecer?
É mais fácil sentar-se nas inúmeras poltronas acolchoadas e ouvir as preleções multimidiadas e imersas num ambiente com cores e som psicoacusticamente tratados para esse fim:
Deixar todos totalmente com as mentes controladas enquanto se faz a lobotomização irreversível de seus cérebros e mentes para os fins extremamente satânicos.
É triste mas é a Verdade. E ela tem de ser dita, doa a quem doer.
Claro que isto é apenas um monte de conceitos que está submetido a uma tecla de delete e que provavelmente será deletada como outro testemunho de Verdade neste mundo dominado pelas trevas as mais densas. Mas só está me custando alguns minutos da minha vida. Se isto for lido por uma só pessoa e esta pessoa que deletou foi a única que leu, talvez aquele neurônio ativado já faria grande recompensa.

Anônimo disse...

Safiras e Ananias! vamos esperar que morram ou quem sabe virem sal! Assim saberemos quem é quem? Até lá...valem as especulações!

Anônimo disse...

Não é a repetição de Safira e Ananias! É pior! É o reflexo da sociedade acometida por uma patologia psiquica terminal que se instala no próprio seio dessa sociedade e sobrevive dela. Como um cancer que se instala e tem um sistema próprio de sobrevivência e que não consegue matar o hospedeiro, pois, de um jeito de outro, ambos fornecem subsídios para a sobrevivência do outro.
Como dizem, um mal necessário. Sim, é isto. Esta corja é um mal necessário. Não adianta esperar passivamente, que eles morram. Eles já estão mortos. A sociedade tambem está morta. E nós, só estamos assistindo pelas mídias, a passagem deste "show", em nossos cantinhos aconchegantes, comendo pipoca. Portanto todos já se tornaram estátuas de sal.
Não é especulação.Não valem especulações! Todos sabem que os níveis de audiência e percepção vão as alturas quando o nível de polêmica e confrontação esquentam. "Falem mal, mas falem de mim!"
A Mentira se tornou tão clara! Que virou propaganda de alvejante de roupas! E é um sucesso de vendas!
Eu os julgo, acuso e condeno!
Não me misturo com essa corja, covil e serpentário! Demônios! Diabos! Seres de outras dimensões!
Invasores de outros planos! E.T.'s, Man in Black, 4ª Dimensão,

Anônimo disse...

Mas saiba, que de todas estas coisas Deus lhes pedirá contas no dia do juízo! Ainda, embora tanto dinheiro e luxo, hão de viver aqui atormentados, pois, para o ímpio não há paz!
E é certo, estão mortos em seus próprios delitos!

Anônimo disse...

Essa corja fala tão mal do farisaismo que, quem os ouve, dá até a impressão que eles estão falando como referências de integridade e santidade!
São a sumidade da mentira! Que está formando uma linha operante e poderosa da escola da mentira de falsos profetas e estão fazendo inveja até para os assassínos de Jesus!
Quem diria que a infiltração dos inimigos de Jesus (neofariseus)no movimento pentecostal (neo pentecostal)chegaria a um ponto tão refinado e sofisticado de operação??!!
São Máculas fora da Verdade!
São lobos vestidos de ovelhas!
Falsos ao extremo tanto por trás dos bastidores e tambem com a cara de pau, nos palcos do teatro renascer.
Antítese do Pentecostalismo!
Dentro da dialética Hegeliana, tese/antítese e síntese - os Verdadeiros Cristãos (dentre os quais, esse que vos escreve, luta para conquistar esse título dia após dia), são inatingíveis!
Estão acima deste laço satânico que abraça com a prosperidade advinda de pactos sutis com o principe das trevas!
É pela queda destes fariseus que Cristo diz que Ele é Vitorioso para sempre!

Anônimo disse...

Li, certa vez na Revista Veja, um depoimento da Bispa Sônia. Ela se dizia empresária, com quantos carros importados na garagem. Arguia que crente é bem sucedido. Se o ímpio pode ter luxo, porque não os que servem a Deus? Concordo que somos abençoados, já com a salvação, e bem materiais e uma vida próspera e feliz pode nos acompanhar, por que não? Mas, desde que os meios pelos quais ganhamos uma vida de conforto e próspera, passem pelo funil da palavra de Deus. Não tenham sido conseguidos através do engano, do pecado e da corrupção. Sobretudo, que não sejam alcançados em nome de Deus, quando Ele nem está no negócio. Porque isso é muito sério!

Anônimo disse...

Ai é que está o x da questão ou o duplo xis da questão!
Não dá para ser servo de Deus e um empresário simultaneamente!
Esta e outras inúmeras duplicidades é que está acabando com a possibilidade de vivermos uma vida íntegra e de uma vivência significativa na verdade.
Enquanto acharmos que podemos viver nessa sociedade afluente e ao mesmo tempo, pindurarmos o "crachazinho de servo de Deus", só estamos em trevas, as mais densas!
Parece loucura da minha parte, mas é pura verdade! Essa verdade não é minha. Esta verdade é de Deus!
Quem tenta se postar contra esta Lei Divina, acaba anulando a sí mesmo e todos os seus esforços e perdendo tempo, e incorrendo numa tarefa inútil!
Mas não! Os fariseus continuam tentando e arrastando milhares ou milhões de incautos atrás de suas irresistíveis apelações e argumentações.
É aquela falta de coragem básica de todo o covarde astuto, que mesmo se arrastando como uma serpente, faz o V da vitória, sorrindo! (lingua bipartida dos répteis)

Blog Widget by LinkWithin