Mais um caça-níquel insólito chega às livrarias lá fora e em breve aportará por aqui. É “The 101 Most Influential People Who Never Lived” (As 101 pessoas mais influentes que nunca viveram).
Como dá para imaginar, é uma daquelas listas sem muito sentido que faz a alegria da imprensa ávida por histórias de apelo popular. E poucas coisas têm tanto apelo quanto listas construídas de forma pouco científica. O que acaba importando não é nem tanto a relação em si, mas a discussão estéril que ela gera. As pessoas se identificam, ficam indignadas, concordam, discordam…
Na capa do livro o tom é grandiloqüente. “Como personagens da ficção, mitos, lendas, televisão e cinema moldaram nossa sociedade, mudaram nosso comportamento e determinaram o curso da história”.
Está subentendido que a sociedade, o comportamento e a história em questão são aquelas do Rio Grande para cima. O que explica a escolha pelo homem de Marlboro (aquele caubói do comercial do cigarro,) como “a pessoa mais influente que nunca viveu”. É verdade que ele está listado como o assassino mais famoso dos últimos 200 anos, referência aos mortos da indústria do tabaco. Mesmo assim…
O segundo lugar é do Big Brother do livro 1984 de George Orwell. O Grande Irmão está de olho. Mesmo que seja em uma paródia como o programa da Globo. O rei Arthur vem em terceiro por ser um modelo de monarca. Pela fama de corno é que não seria… Em quarto está Papai Noel. A sociedade de consumo agradece.
A lista completa está aqui.
Luiz Antonio Ryff, no blog Nonsense.
19.10.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Gente, alguém aí foi influenciado pelo King Kong, Mickey Mouse, Bambi, Godzilla, Barbie, Prometheus ou que sabe pelo Santa Claus?rss
Eu sei de um que foi influenciado por "Alice no País da Maravilhas" ,34º lugar. Deslumbrou-se quando entrou num certo palácio, de um país que só está maravilhoso para ele, sua famíla e a corja que o assiste. A realeza em questão pretende permanecer no palácio, e o povo quer assim!
Quanto ao livro, reúne muita bobagem em um único "Best Seller"!
Se for ver tem alguns no poder!
Vamos a lista:
-Drácula: Quase toda a bancada evangélica e mais alguns;
-Madame Butterfly, Bambi: Um dos deputados mais votados do Estado de São Paulo, que há de mudar Brasília!
- Hobin Wood às avessas, também tem um monte. Roubam para as "pobres" de sua famílias, há ponto dessa pobreza ter dado lugar a grandes fortunas. É o caso do filho do Alice, um Rei Midas na sua própria casa.
Por desconhecer algumas personagens da lista, fica difícil uamanalise mais profunda.
Temos outros a acrescentar, tais como: Pinóquio, Alí Babá e os 40 ladrões que por injustiça, posto que inspirou e inpira muito brasileiros no poder, ficaram de fora.
"Insulta agora daqui os deuses, ó Prometheus! Rouba-lhes as
honras divinas, para dá-las a seres que não viverão mais
que um dia! Poderão por acaso os mortais minorar teu
suplício? Em vão te deram os deuses o nome de Prometheus
("o previdente, o que prevê")! Tu sim! — precisas de um
Prometheus que te liberte!
(Prometheus Acorrentado. Tragédia de Ésquilo).
Lembram-se de alguém que tenha sido inspirado nessa personagem?
Postar um comentário