13.10.06

Mal de Chagas

A história não é nova mas merece ser contada pela repercussão que causa até hoje. Envolve um veterano colunista politico, um bando de ingênuos inocentes úteis e raivosos defensores da candidatura Alckmin.

A título de criticar as muitas ONGs que existem por aí, umas sérias outras nem tanto, Carlos Chagas, colunista sediado em Brasília, inventou a história de uma ONG denominada Sociedade Amigos de Plutão. Saiu na coluna dele no site Brasília em Dia, 2 de setembro.

Não sei se por má fé ou por um erro de avaliação, Chagas descreve com riqueza de detalhes a tal ONG dos amigos de Plutão. O Diário Oficial publicou a liberação de 7,5 milhões de reais para estimular as primeiras ações da nova ONG.

Não é preciso dizer que o assunto virou um prato cheio para a tropa de choque Alckminista na internet. Um "must" que se espalhou feito um raio pelas caixas postais de internautas de todo Brasil.

Diante da repercussão que a leviana notícia causou, Chagas voltou ao assunto mais de um mês depois, na coluna do dia 7 de outubro: "Penitencio-me, para que não haja dúvidas. A ONG 'Sociedade dos Amigos de Plutão' não existe".

O pastelão da ONG do Chagas foi longe demais. O senador Heráclito Fortes ocupou a tribuna do senado para pedir uma CPI para investigar a ONG “denunciada” por Chagas (veja o vídeo).

É inacreditável que um senador da república, irresponsavelmente, leve à mais alta casa legislativa do país uma denúncia baseada numa mentira, ou numa “metáfora” infeliz de um jornalista veterano que não poderia ter entrado numa dessas. Penso que, num país sério, esse senador mereceria algum tipo de punição.

Eliakim Araujo, no site Direto da Redação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso foi a maior pouca vergonha que já vi! É inconcebível, inacreditável!

Blog Widget by LinkWithin