21.10.06

Sacanagem do Putin (com trocadilho)

Deputado federal mais votado de São Paulo, Paulo Maluf conseguiu ser superado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. O que um tem a ver com o outro? Para os pobres de lembrança, Maluf, além de outras qualidades, foi o autor da frase “estupra, mas não mata”, que o perseguiu durante anos. Putin foi mais além.

Numa audiência com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, o presidente da Rússia disse, em tom de piada, sentir inveja do presidente de Israel, Moshe Katsav, acusado de estupro e assédio sexual. Segundo a “agência Estado”, a frase completa seria:- Transmita minhas saudações a seu presidente. Vai, garanhão! Violar 10 mulheres! Não esperava isso dele. Surpreendeu todo mundo. Todos nós estamos com inveja.

Já a “Folha” (conteúdo para assinantes) traz uma tradução diferente, mas como o mesmo enfoque:

- Diga alô ao seu presidente. Ele estuprou dez mulheres. Nunca esperava isso dele. Ele surpreendeu a todos nós. Todos nós o invejamos.

Polêmica instalada, o porta-voz do governo russo, Dmitryi Peskov, foi obrigado a dar uma entrevista à BBC, minimizando o caso:

- Foi só uma piada do presidente com seu colega israelense. Não era para ser ouvida por um jornalista. De modo algum o presidente estaria sugerindo que a prática do estupro seria aceitável. O russo é uma língua muito complicada e às vezes pode ser muito difícil de traduzir. Não acho que a tradução tenha pegado o espírito da coisa.

Resumindo, Putin achava que estava fazendo uma piada. Para, digamos assim, quebrar o gelo. Quebrou a cara.

Luiz Antonio Ryff, no blog Nonsense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinal que sujeira não é privilégio do Brasil! O mundo está um verdadeiro páu de galinheiro!

Blog Widget by LinkWithin