Pesquisa de opinião pública conduzida pelo Serviço Mundial da BBC em 25 países, incluindo o Brasil, apontou que 29% das pessoas aceitam a prática da tortura quando usada para se obter informações que possam salvar outras vidas.
Para 59% dos 27 mil entrevistados, a proteção dos direitos humanos não pode ser ignorada. No entanto, 29% se disseram favoráveis a algum tipo de tortura, como no combate contra o terrorismo.
No Brasil, a média de aceitação à prática é um pouco maior do que a global, com 32% admitindo a possibilidade em determinados casos. 61% dos entrevistados brasileiros se disseram contra qualquer tipo de tortura.
Nos Estados Unidos, os percentuais registrados foram de 58% e 36% respectivamente.
Israel foi o país onde se registrou o maior número de pessoas que apoiam algum tipo de tortura - 43% -, apesar de a maior parte dos entrevistados - 48% - se declararem contra.
Entre os países que mais condenam a tortura, estão a Itália (81%), Austrália e França (75%), Canadá (74%), Grã-Bretanha (72%) e Alemanha (71%).
fonte: BBC
23.10.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nunca mais mesmo! Tá aí algo terrível, desumano e cruel! Apesar de saber que pessoas são torturadas no mundo inteiro, por pessoas na condição de poder, autoridades, por bandidos e dentro de suas próprias casas, por pessoas de sua família, concordar com isso, Deus nos livre!
Postar um comentário