19.11.06

Aquele abraço (3)

A Catedral da Sé foi palco de uma missa em favor dos 40 presos ligados ao PCC que estão em greve de fome desde o dia 6 na Penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Cerca de mil pessoas foram ao local, a maioria parentes dos detentos.

Os presos querem a volta da “visita do abraço” – datas especiais em que podem ter contato físico com seus familiares – e a retirada das placas de aço instaladas na frente dos vidros das janelas das celas. Eles afirmam que as placas impedem a ventilação e a luminosidade das celas.

Familiares tem todo o direito de celebrar missas para presos. Mas duas informações chamam a atenção neste caso. Segundo o “Estadão”, o PCC tentou publicar, sem sucesso, anúncios nos jornais chamando para o evento. Um trecho da propaganda – vetada, é bom dizer – conclamava:
- Rogamos a Deus, Todo Poderoso, que nos ajude a sensibilizar as autoridades para intervirem (com firmeza e transparência) para o restabelecimento de condições físicas mínimas de abrigabilidade (sic) dos internos.

Em segundo lugar, parece um pouco exagerado, para dizer o mínimo, a vestimenta escolhida pelos participantes do protesto. Praticamente todas as mulheres vestiam branco, algumas com camisetas com a palavra “paz” escrita.

Se alguém tinha alguma dúvida de que a conclamação de passeatas contra a violência com todos vestidos de branco já estava para lá de desgastada, a pá de cal foi jogada ontem.

Luiz Antonio Ryff, no blog Nonsense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eh um comleto absurdo! agora todos todos os detentos viraram "anjos"! usar camisetas brancas com a palavra "paz" escrita! e oque o PCC tem feito ultimamante? "provocado paz" para a populacao? como diz o meu pai (velhinho) : eh o fim do mundo!

Blog Widget by LinkWithin