O senhor da foto ao lado, com quase 70 anos de carreira, cultiva algumas obsessões. Machado de Assis, mulheres, Academia Brasileira de Letras, literatura, humor, teatro e tradução, não necessariamente nessa ordem. E frescobol, do qual afirma ser o criador, no posto 4, em Copacabana, nos anos 50.
Aos 82, Millôr está relançando cinco livros que reúnem alguns clássicos da sua coleção de trocadilhos, aforismas, ditos, motes, elucubrações e devaneios.
Quando fala de literatura, logo ataca Machado de Assis. "É uma "viadagem" impressionante. O Bentinho é apaixonado pelo Escobar, é evidente", comenta sobre "Dom Casmurro" (e viadagem para Millôr é com "i" mesmo). E continua. "Acho que no dia em que não houver mais esquerda, acaba pelo menos metade da literatura nordestina. Essa coisa de "Fogo Morto"... Tudo bobagem."
Autor de mais de 50 livros, 15 peças (incluindo a histórica "Liberdade, Liberdade", em co-autoria com Flávio Rangel) e 120 traduções que vão de Ibsen a Bertolt Brecht, Millôr já foi sondado por membros da Academia Brasileira de Letras, mas não ameaça se candidatar à instituição. "Acho tão ridículo aquela coisa. Não tem nenhum sentido para mim", assevera.
Entre suas tarefas cotidianas, além do "saite" abastecido diariamente no UOL, se dedica aos prazeres da vida ("costumo dizer que o Vinicius de Moraes é um amador").
Millôr não está entusiasmado com o atual governo. "Eles [do governo] são muito primários." Aliás, com nenhum governo ("minha posição é absolutamente libertária"). E conclui com uma máxima milloriana: "Como diz o Millôr Fernandes, livre pensar é só pensar".
trechos da matéria s/ Millôr Fernandes publicada na Folha de S.Paulo.
20.11.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O Millôr é ótimo, de bem com a vida e de escrita bem-humorada.
Às vezes escandaliza, mas qual escritor que nunca chocou com suas idéias?
Alguns tolos ou medíocres, talvez!
A Biblia fala que Jesus dá vida em abundancia. Quando olho para os crentes na idade do Milor a maioria deles só tem abundancia de reumatismo e murmuracão. hehe Prazeres da vida? Nem sabem do que se trata!
Postar um comentário