5.11.06

Tiradentes

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e dois de seus colaboradores mais próximos --o ex-presidente do tribunal revolucionário iraquiano, Awad Ahmed al Bandar, e o meio-irmão de Saddam, Burzan Ibrahim, ex-chefe do serviço secreto do país- foram condenados à forca por crimes de guerra neste domingo pelo Tribunal Superior Penal do Iraque. Eles foram considerados culpados pela morte de 148 xiitas no povoado de Dujail, em 1982.

Grupos de sunitas foram às ruas de Tikrit, cidade-natal do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein, entre outras cidades, para protestar contra a sentença de morte dada a ele neste domingo. Outros grupos, estes de xiitas, também foram às ruas, mas para celebrar a condenação à morte do ex-ditador.

No bairro xiita de Sadr City, um dos mais pobres de Bagdá (capital do país), centenas de milhares de pessoas foram às ruas cantar e dançar, ignorando o toque de recolher declarado pelas autoridades iraquianas ontem, gritando "Executem Saddam", segundo a agência de notícias Associated Press.

"Essa é uma sensação de felicidade sem precedentes", disse o morador de Sadr City Abu Sinan, 35. "O veredicto diz que Saddam irá pagar o preço por assassinar dezenas de milhares de iraquianos."

"Digo a todos os remanescentes iludidos do regime anterior: o período de Saddam e seu partido acabou, como acabaram os de outros ditadores, como Mussolini e Hitler", disse o primeiro ministro iraquiano, Nouri al Maliki --que é xiita.

"Graças a Deus vivi para ver o dia em que esses criminosos receberiam sua punição", disse o taxista Khatab Ahmed, 40.

fonte/ Folha Online

2 comentários:

Anônimo disse...

O povo Iraquiano está inconformado! Estão querendo matar esse homem mais de uma vez!
Aí se pudessem ele tava frito, além de morto, morrido e matado!...

Anônimo disse...

Numa coisa esse cara ta certo, o Bush usou sua condenação para alavancar sua reeleição!
O mundo não merece: O Bush lá e o Lula aqui!

O Louco é está certo!
Senta que lá vem a história:

Num hospício, um louco batia merda numa vasilha com um pedaço de pau, quando foi abordado por um médico:
- O que você está fazendo?
- Um deputado! Respondeu o louco!
- Por que não faz um presidente? Tornou a indagar o médico?
Ele prontamente respondeu:
- Por que a merda é pouca!

Blog Widget by LinkWithin