Um estudo de um neurocientista da Universidade de Virgínia mostrou que mulheres casadas que estejam estressadas sentem um alívio imediato — comprovável em imagens do cérebro — ao segurar a mão do marido, desde que tenham um bom relacionamento com ele.
James Coan, que comandou a pesquisa, utilizou 16 casais considerados felizes e se disse surpreso com o impacto de um gesto tão simples nos níveis de estresse das mulheres.
O estudo "Dando uma Mão: Regulação Social da Resposta Neural à Ameaça" foi publicado na edição de dezembro de 2006 da revista Psychological Science. As 16 mulheres casadas foram submetidas à ameaça de um choque elétrico enquanto seguravam a mão do marido, a mão de um homem desconhecido ou quando não seguravam a mão de ninguém.
O experimento só usou casais felizes, que tiveram seu relacionamento avaliado previamente. Os com os relacionamentos mais sólidos registraram os maiores benefícios.
Coan disse que no ano que vem pretende ampliar o estudo, incluindo casais menos felizes, além de casais de gays e lésbicas.
"Nossa expectativa é que as pessoas que não estejam em relacionamentos tão fortes não registrem os mesmos benefícios, mas não sabemos até que ponto", disse Coan.
"O que isso mostra é que fomos projetados para confiar em outras pessoas."
fonte: Terra
20.12.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário