31.12.06

Feliz tanque novo

A ciência deu uma mãozinha para os maridos machistas tripudiarem de suas esposas. O que, deixo claro de antemão, não é o meu caso.

Segundo uma pesquisa feita com mais de 200 mil voluntárias de nove países europeus, tarefas de dona de casa, como esfregar o chão e passar o aspirador, são muito mais eficientes na proteção contra o câncer de mama do que praticar esportes.

O estudo foi publicado na “Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention”. E em meio a todas as atividades avaliadas, apenas o trabalho doméstico reduziu significativamente o risco de mulheres antes e depois da menopausa desenvolverem a doença. As participantes passaram uma média de 16 a 17 horas por semana cozinhando, limpando e lavando.

Há dois anos uma outra pesquisa mostrou resultado semelhante: que a atividade física de lavar pratos, passar roupa e caminhar dentro de casa pode diminuir em 30% o risco de câncer de útero.

Sorte das mulheres que o estudo só foi divulgado agora. Se tivesse saído uns dias antes, perigava algumas receberem esfregões, ferros de passar e vassouras de presente de natal dos maridos.

Luiz Antonio Ryff, no blog Nonsense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Era só o que faltava!
A dica, de que assim podem evitar a doença, já foi forte o suficiente!

Blog Widget by LinkWithin