4.12.06

Fuga apostólica (5)

As investigações sobre os donos da Renascer não se restringem ao Brasil. Autoridades dos Estados Unidos apuram o patrimônio não declarado que a família Hernandes possui no seu país.

À Justiça brasileira, Estevam Hernandes afirmou ter apenas uma casa em Miami, onde funciona o templo do instituto Reborn – "renascer" em inglês –, e uma van alugada para transportar fiéis. Mas, além dessa casa e da van, autoridades americanas atribuem aos Hernandes mais quatro casas, empresas e uma frota de catorze carros. Entre eles, um Cadillac preto, uma Mercedes-Benz e um Land Rover.

Paralelamente a essa investigação, a promotoria de Miami instaurou um inquérito para apurar a denúncia de que a Renascer vende facilidades para a obtenção de vistos de permanência para pregadores religiosos. Esse tipo de visto só é fornecido a quem tem uma declaração de uma igreja instalada nos Estados Unidos de que será empregado por ela. É justamente aí que entra a Renascer. Segundo a promotoria de Miami, a igreja cobra 10.000 dólares para emitir esse documento.

Rastrear as ações e os bens da Renascer é uma tarefa complexa. A igreja esconde seus bens, operações comerciais e financeiras sob um emaranhado de empresas-fantasma. Um exemplo dessa tática é a torre de transmissão da Rede Gospel. No papel, a torre nada tem a ver com a Renascer. Tanto a estrutura quanto o prédio que a abriga pertencem à FH Comunicação. Só que, nesse caso, faltou sutileza: "FH" são as iniciais de Felippe Hernandes, filho de Estevam e Sonia Hernandes, que constituiu a empresa juntamente com sua irmã, Fernanda.

Depois que a FH Comunicação passou a acumular dívidas hoje na casa dos 2,4 milhões de reais, a torre foi penhorada para pagar os débitos e a empresa está sendo processada por emitir 6 milhões de reais em notas fiscais frias e sonegar pelo menos outros 6 milhões. Mas, como Deus é pai, a FH mudou de donos subitamente. Agora, pertence a dois pastores da igreja em Pernambuco.

No ano retrasado, os Hernandes criaram outra igreja, a Renovação Evangélica. Noutro exemplo de falta de sutileza, instalaram sua sede num dos templos da Renascer. Para o Ministério Público paulista, a Renovação Evangélica é apenas outra fachada usada para encobrir o patrimônio do "apóstolo" e sua família.

Por causa desse artifício, o promotor Mendroni apresentou em outubro uma nova denúncia contra a família Hernandes. Desta vez os acusa de falsidade ideológica. "A Renovação foi constituída apenas para esconder o patrimônio dos denunciados", diz Mendroni.

Em depoimento à Justiça, o "apóstolo" Estevam dá sua versão para o calote nos locadores dos templos e para as operações pouco cristãs de sua contabilidade. Segundo ele, a Renascer atravessa um mau momento financeiro e só não paga o que deve porque "a igreja está passando por dificuldades econômicas".

Entre os fiéis, a defesa dos Hernandes é mais contundente. Foragido da polícia, Estevam se comunicou por rádio com os fiéis durante os cultos realizados na última quinta-feira. O "apóstolo" disse que a igreja e sua família sofrem por causa de uma "artimanha do demônio". Em seu site, incitou os fiéis a proclamar uma guerra contra as "mentiras do Diabo". Mas não há exorcismo que cancele tantos malfeitos.

fonte: Veja

5 comentários:

Anônimo disse...

Hum, gostei dos "modelito" do casal, seriam da " Marisa's Corporation"?
Só que agora, é melhor inverter a posição das listras. Caem bem o modelito dos "Irmãos Metralhas"!

Anônimo disse...

"Guerra contra as mentiras do diabo". E tem gente que ainda acredita nessa falação do casal mais brega e corupto do Evangelho.

Anônimo disse...

Ressucitaram os Irmão Metralhas em nova versão: Casal Metralhas! Que não deixam de ser tbm Irmãos Metralhas, já que confessam a mesma fé e praticam as mesmas obras, iniquidade, etc. hehe...
Acho que teremos que fazer uma inquete aqui: Irmãos Metralhas ou Casal Mmetralhas?

Anônimo disse...

Caraca vai ter mal gosto assim pra se vestir lah na casa do.... aquela mesmo.
Dinheiro nunca deu classe prá pobre metido a rico. Será que vamos ver a bispa dando ordens prá Deus nas orações lá na cadeia?

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKk

Essa é boa! Dar ordens a Deus, determinar a bênção, entre outras coisitas. Até parece que alguém da Trindade teria convência com o pecado.
"Irmãos Metralhas" lhe caem bem!

Blog Widget by LinkWithin