Em uma eleição que o Hugo Chávez deve ganhar fácil, a principal atração é Chavecito, um bonequinho articulado do presidente falastrão, no poder desde 1998. Haja culto à personalidade…
Os bonequinhos medem 60 centímetros, têm as feições do presidente, mexem os braços e pernas e vem em dois modelos. Cada um usa um dos dois figurinos habituais do presidente, que é tenente-coronel do exército. Ou seja, dá pra trocar a roupinha, como um Falcon ou uma Barbie da vida. Um dos modelitos é o uniforme militar. O outro traz uma camisa e um boné vermelho – símbolos do partido de Chávez.
Para ficar ainda mais fiel a Chávez, famoso pelos loooooooooooooooongos discursos recheados de frases demagógicas, Chavecito repete pequenos trechos do presidente. Para ouvir o brinquedo dizer “Convoco meu povo, o povo bolivariano, todos vocês, a trabalhar sem descanso” basta puxar uma cordinha nas costas do boneco. E não é só isso, como diriam aqueles apresentadores de canal de televendas. Ele também emula o gosto de Chávez por cantorias e entoa um pedaço do hino nacional venezuelano. Não é uma graça?
Fabricados na China e vendidos nas ruas de Caracas por cerca de US$ 28, os Chavecitos se esgotaram antes das eleições. Foi muito procurado como presente de natal. Aparentemente ele foi comprado por simpatizantes e opositores do presidente. Inclusive por integrantes da embaixada norte-americana, representantes do governo Bush, com quem Chávez vive às turras. Deve ser pra fazer vodu.
Luiz Antonio Ryff, no blog Nonsense.
4.12.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Creio que é para fazer Vodu.
Ter um boneco desse em casa pode dar o maior azar! Eu, hein?
Postar um comentário