Um padre de Campinas (95 km de São Paulo) arrecadou R$ 12.366 para dar a um gari de Cariacica, no Espírito Santo, que devolveu o mesmo valor ao dono após achar o dinheiro em um malote numa sacola de lixo. A entrega do dinheiro ocorreu ontem, na Prefeitura de Cariacica.
Ao ler reportagem sobre o que aconteceu na vida do gari Sebastião Breta, 43, depois que ele entregou ao dono o dinheiro, o padre Luiz Roberto Di Lascio, 56, iniciou uma campanha para conseguir o mesmo valor devolvido e lhe dar de presente.
Depois de ter encontrado o dono do dinheiro por meio do endereço que constava no malote e feito a devolução do valor encontrado no lixo, o gari afirmou ter ficado deprimido em razão de críticas que recebeu pela atitude. Segundo Breta, ele ganha um salário mínimo por mês.
O gari Tião, como é conhecido, disse ontem ter ficado "muito emocionado" ao receber a quantia e que irá usar o dinheiro para "comprar uma terrinha" e cuidar de um problema que tem na coluna. Na época em que devolveu o valor, ele recebeu R$ 1.000 de recompensa. Ele agradeceu a "todas as pessoas que contribuíram com a quantia".
O valor foi entregue por meio de um cheque administrativo. Além do dinheiro, ele recebeu uma placa de homenagem da Prefeitura de Cariacica.
O padre autor da idéia de arrecadar o dinheiro disse que "foi uma vitória" dos valores éticos e morais.
"Ele representa centenas de milhares de pessoas que fazem o mesmo gesto. Aqui está a grande verdade, a lei de ouro mundial, que serve para todas as religiões: fazer ao outro aquilo que quer que façam para você", afirmou.
No último dia 2 de janeiro, o padre publicou artigo em um jornal de Campinas em que elogiava o feito de Tião e incitava as pessoas a participarem da campanha de doações. Em pouco mais de uma semana, cerca de 30 pessoas da região fizeram doações e a quantia foi arrecadada.
fonte: Folha de S.Paulo
Duas questões p/ reflexão:
1) A honestidade anda tão em baixa no país que uma atitude correta merece uma placa?
2) Um pastor evangélico lideraria esse tipo de arrecadação?
20.1.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário