3.1.07

Vento apostólico (11)

A turbulenta trajetória da bispa Sonia e de seu marido, intitulado "apóstolo" Estevam, é alvo de investigações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo desde 2002.

O Gaeco acusa Sonia e Estevam pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsidade ideológica. Os dois tiveram a prisão preventiva decretada no fim de novembro pelo juiz da 1ª Vara Criminal de São Paulo, Paulo Antônio Rossi.

Quando a ordem judicial foi expedida, a bispa já estava longe, na Flórida. Por vinte dias, ela e o marido foram considerados foragidos da Justiça. Sonia voltou ao Brasil depois que, no último dia 19, seus advogados conseguiram uma liminar no Superior Tribunal de Justiça revogando o pedido de prisão.

A agenda da bispa pode ser um instrumento precioso para guiar os investigadores pelos obscuros corredores contábeis da Renascer. Entre os dados que ela revela estão, por exemplo, os valores astronômicos obtidos em alguns dos templos da Renascer por meio de donativos dos fiéis. No principal deles, localizado no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, foram recolhidos, em um só dia de cultos, 360.000 reais (em valores atualizados).

Procurados por VEJA, os promotores do Gaeco disseram que não poderiam confirmar se a agenda integra o conjunto de provas apresentadas à Justiça.

Desde setembro, tanto o haras Reobot quanto o sítio da família em Mairinque e a casa em Miami estão seqüestrados pela Justiça. A indisponibilidade dos imóveis foi decretada com base na alegação dos promotores de que a Renascer é uma organização criminosa.

De acordo com o MP, os bens de propriedade do casal Hernandes foram adquiridos com dinheiro de origem ilícita – o que, neste caso, significa que são fruto de crimes que vão do estelionato ao uso de documento falso.

O Gaeco ainda tenta localizar outras propriedades não declaradas dos Hernandes, como um apartamento no Litoral Sul de São Paulo, uma casa em Mairiporã, interior do estado, e imóveis no Paraná e em Pernambuco.

O próximo passo dos investigadores será tentar a revogação da liminar que cassou o pedido de prisão preventiva dos líderes da Renascer. Nada gloriosa, a situação de Sonia e Estevam pode ficar, em breve, infernal.

fonte: Veja

2 comentários:

Anônimo disse...

E ainda usam o nome de Deus de Jesus.

Anônimo disse...

Isso tudo faz parte dos sinais dos últimos tempos. Cuidemo-nos para que esses sinais não venham se cumprir através de nossas vidas.
Seja vigilante.
Jesus está próximo.

Blog Widget by LinkWithin