6.2.07

Balada de Jesus (2)

"Cada som mexe com uma parte do corpo. Assim, te influencia a fazer movimentos que talvez não sejam do seu costume. Pode levar a uma agressividade, a uma sensualidade, o que não é o nosso objetivo", diz.Padre Henrique explica que realmente determinados tipos de música suscitam instintos negativos de violência, de descontrole emocional. E que isso "não é uma descoberta da igreja, mas do FBI", prega.

Na dúvida, nenhuma música eletrônica fica mais de cinco minutos só no tunts-tunts. Quando você menos espera, a mensagem de Jesus chega via progressive ou psy. "Se algo errado acontece, a gente pára o som, e fala: "Galera, vamos rezar'", diz o DJ Léo Guimarães.Cleber Marques Ramos, 21, é um adepto do estilo clubber cristão. "O tecno mundano tem muita galinhagem, passa-passa de mão, beija um, beija outro. Antes eu gostava de samba, de black. Agora só me dedico ao tecno de Jesus."

Mas nem só da palavra de Deus vive o homem, e os jovens da Cristoteca também ouvem outros sons. As amigas Mayara Milinavicius, 16, que toca teclado na igreja, e Rafaela Maia, 16, citam: Inimigos da HP, Jeito Moleque, Charlie Brown Jr...Charlie Brown, meninas? Com aquelas letras cheias de "Eu não sei fazer poesia, mas que se f..."? "Dessas partes a gente não gosta. A gente pula."

As meninas se incomodam com baladas em que todo mundo fuma, bebe, briga. Lá não rola nada disso. Os pais adoram. É uma benção! Se alguém quiser encher a cara, a opção mais louca são os "cristodrinques", batidas doces, esfumaçantes e não- alcóolicas. No cardápio, não tem capeta, é claro, mas você pode escolher entre o Apocalipse (suco de uva, hall's, energético e leite condensado), o Coquinho de Deus (leite de coco, soda, energético e leite condensado) ou o Madre Teresa (paçoca, pó de guaraná, açaí, leite condensado e creme de leite), oferecidos a apenas R$ 2 pelo missionário dos drinques Jeferson Santos Barbosa.

Na fila para comprar o seu está o casal Roberta Ferreira, 18, e Rafael Pessuto, 18, que namora há um mês e aprecia o ambiente saudável em vários aspectos. "Ficar não é saudável; é como se você estivesse usando a outra pessoa", proclama Roberta.Uma mulher santaAliás, achar um casal ficando é missão árdua nas pistas do Senhor. E aí, Augusto César, já ficou com alguém aqui? "Graças a Deus não." Graças a Deus? "Quer dizer, ainda não. Ficar por ficar não é legal. A gente conversa, pega o telefone, marca outro dia."

Nova tentativa. Fernando Henrique Ferreira, 18, já ficou, mas não exatamente lá. "Quando a gente vê que tá pintando clima, vai lá fora pra respeitar."As cantadas não seguem o padrão convencional nem na comunidade da Cristoteca no Orkut (que tem 6.400 membros). Em um post, o cristotequeiro Marcos André, 18, anuncia sua próxima balada: "Vou estar lá louvando muito e, quem sabe, encontrar uma mulher santa. Porque nem toda garota entende esse papo de retiro, de sábado à tarde na igreja, sabe como é".

Nem todo mundo entende. "Quando você fala que é da igreja, as pessoas acham que você passa três horas com o rosário na mão, de vestido compridão e orando. Rola um preconceito", diz Shirley Lisboa, 22, que adora Black Sabbath. Ela resume a estratégia de sucesso da Cristoteca. "Eles misturam letras católicas com um som mais puts-puts pra entreter. Porque, se põem aquelas músicas mais "oooo", é sono na certa. Todo mundo dorme."

fonte: Folha de S.Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Cristoteca, cristodrinques, Coquinho de Deus...

"Quando a gente vê que tá pintando clima, vai lá fora pra respeitar."

Seria cômico se não fosse trágico...

Blog Widget by LinkWithin