27.3.07

Blônica do dia (5)

Liberta quae sera tamen
“A receita para a perpétua ignorância é permanecer satisfeito com as
suas opiniões e contente com seus conhecimentos.”
Elbert Hubbart

No livro Blog - A revolução que vai mudar seu mundo (Thomas Nelson Brasil), Hugh Hewitt explica tudo direitinho. "Blog é a contração da expressão inglesa weblog. Log significa diário, como o diário de um capitão de navio. Weblog, portanto, é uma espécie de diário mantido na internet por um ou mais autores regulares."

Na época em que o livro foi escrito (2005), eram criados 70 mil blogs por dia. Os números hj devem ser ainda mais robustos. Gente pra caramba abrindo o baú de idéias e opiniões p/ o mundo todo. Inclusive os crentes. Problemas a vista. E a prazo, com perdão pelo trocadilho infame.

Epítome do atraso em várias áreas, o povo santo ainda não se acostumou à possibilidade de os irmãos se expressarem com liberdade. A diversidade (prefiro o termo "riqueza") de opiniões provoca bulício em todos os cantos. Isso sem falar nos belicosos "caçadores de heresias" cuja paixão por seus pontos de vista suplanta de loooonge o amor pelo Mestre. "Museu de grandes novidades", diria o Cazuza...

Sem exercitar dotes proféticos, é possível afirmar que daqui a algum tempo inúmeros blogueiros vão discutir no início da semana as mensagens que ouviram no dia anterior em suas igrejas. Conhecendo um pouco do que rola no meio do rebanho, não tenho dúvidas de que comentários prosaicos serão interpretados como subversão e rebeldia. Com isso, a lassidão vai se alastrar ainda mais em comunidades já debilitadas...

Infelizmente, o despotismo na condução na liderança das igrejas não tem relação c/ a quilomatragem rodada. Neófitos ou provectos, aos inábeis de plantão sobrará apenas a alternativa de recorrer aos textos bíblicos manjados como "não se levantar contra os ungidos do Senhor".

Aos pregadores timoratos acostumados c/ a mão única, uma notícia p/ tranquilizar o coração. Pesquisa recente mostrou que 79% da população brasileira nunca acessou a rede. Que tal se prepararem p/ novos tipos de interação?

Aos companheiros que diariamente expoem a cara na rede, o estímulo vigoroso das palavras do dramaturgo francês Armand Salacrou: “Nada é eterno, exceto, nos homens corajosos, o gosto da liberdade”. Salve!

3 comentários:

Anônimo disse...

P.. texto legal, cara.
Faltou mencionar o clássico "Deus me disse" que é tão comum nas Igrejas prá dar liberdade aos pregadores de dizerem qualquer coisa que quiserem.
Abçs

Judith disse...

mandou bem Pava! Obrigada pelo jabá. mas sei que o livro deve ter dito alguma coisa pra vc, do contrário, não rolava jabá nenhum. e vamos aos copos amigo! beijos

Anônimo disse...

Mais uma vez falou tudo, brother!!!

Blog Widget by LinkWithin