7.3.07

Encontros & despedida

Na música ocidental, existem sete notas musicais. Elas foram a matriz para Johann Sebastian Bach compor suas peças riquíssimas. Existe até um aforismo interessante sobre esse músico e compositor do período barroco: "Todo lugar em que as peças de Bach são executadas torna-se uma igreja". Ele usou apenas sete notas para proporcionar a presença de Deus através de suas músicas.

Essa mesma matriz tem sido usada para compor músicas bregas, heavy metal, axé e uma infinidade de gêneros. Dizem até que muitas bandas satanistas compõem exclusivamente em louvor ao capeta. As sete notas são as mesmas. No entanto, o conteúdo é bem diferente.

O mesmo fenômeno acontece com as letras e palavras. Poderia nesta curta mensagem escolher determinadas palavras para acentuar ainda mais o caráter excepcionalmente emotivo deste culto. A combinação de determinados termos tem o poder quase mágico de tocar nossas emoções, liberando as lágrimas para seguirem seu curso natural quando o coração encontra-se apertado como nesta manhã.

No entanto, certas manifestações de carinho tem seu brilho emaciado quando feitas publicamente. Como registrou a poeta Adélia Prado, "aquilo que a memória amou fica eterno". Esse é o destino de tantas experiências que cada um de nós têm registradas. O acolhimento genuinamente cristão, as constantes risadas sonoras, as orações que nunca deixaram de lembrar da "bênção da salvação", tudo isso tem lugar eterno e apenas o Senhor como testemunha. É suficiente...

Segundo Soren Kierkgaard, "a vida nunca pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente". É o momento de seguir as palavras do filósofo dinamarquês. Numa inspiração tipicamente mineira, poderíamos dizer:

Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Só quem investiu o melhor de sua energia, talento e recursos no Reino pode se permitir descansar nos projetos divinos. Mais ainda, caminhar com a certeza de que suas lições de vida continuarão inspirando pessoas em lugares variados. Afinal, trata-se literalmente de "uma vida com propósitos"!

Ficam para trás muitos desacertos, revezes que o Senhor permite para nos lembrar da nossa humanidade. Lembrei-me de um fracasso particular emblemático. Há vários anos, o hoje pr. Arlington me alertou: "Quero ver se vocês são capazes de convencer meu pai a vestir calças jeans". Não deu... Já a lista sem fim de pessoas alcançadas pelo caráter revestido de sabedoria e humildade revela traços de alguém que verdadeiramente tem "paixão pela Palavra" e, mais ainda, "paixão pelo Senhor da Palavra".

Um dia, nos serão descortinados todos os frutos das sementes que espalhamos ao longo do caminho. Certamente estaremos juntos para ouvir a maior de todas as recompensas: "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a fundação do mundo".

E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida

Aos que permanecem, votos de uma trajetória bem-sucedida e guiada pelo Senhor. O poeta mexicano Octavio Paz alertou: "As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo. Do medo da mudança" . Para quem parte, a convicção de que há novos horizontes a serem descobertos e mares para ser corajosamente singrados. Nada há de faltar.

"A gratidão é o único tesouro dos humildes", disse William Shakespeare. Esse é o nosso tributo singelo.

A hora do encontro
É também despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar

"Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis." Não é tarefa difícil ligar os adjetivos listados pelo poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht a uma pessoa especial.

Nietzsche sugeriu: "Será que não percebes que o que amam em ti é o brilho de eternidade em teu olhar?" O corpo de alguém assim transforma-se em autêntico altar - ou, como diriam os teólogos, ‘locus revelationis’ - o lugar onde se torna visível que somos habitantes de outro mundo.

Portador desse brilho que nada nem ninguém pode subtrair, capitão querido, amigo de todas as horas. Pastor Eude Martins, muito obrigado!

texto que li hoje de manhã na rápida homenagem que fizemos ao pr. Eude Martins. Após 19 anos e 5 meses na liderança da Editora Vida, ele deixou a empresa.

15 comentários:

Anônimo disse...

Pôxa! Foi com tristeza que li essa mensagem. "Deus tem seus planos e nehum deles pode ser frustrado"!
Jó 42

Anônimo disse...

Como escrevi ao pr. Eude, as marcas deixadas por ele e sua equipe na história do livro cristão no Brasil são marcas que nunca serão apagadas, pois foram forjadas por mãos carinhosas e um coração apaixonado pelas letras e, mais ainda, pelos leitores.
Vida longa ao pr. Eude!

Anônimo disse...

Seu texto é um show de sensibilidade, Pava!!
Um mau começo dos novos proprietários da empresa, com certeza.
Triste...

Anônimo disse...

A Editora já começou perdendo?
Concordo com o comentário anterior, seu texto está perfeito, sensível e emocionante.
O Texto de Jó tbm está perfeito.
No entanto, "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por seus decretos".
O Pr.Eudes será abençoado em todo o lugar onde colocar a planta de seus pés!

Anônimo disse...

Pava, tal como disse Jesus:

- se o grão de trigo não morrer não produz fruto. Às vezes, perdemos momentaneamente para, logo mais, ganhar muito.

parabéns pelo belo trabalho e q Dios te bendiga hermano.

= )

Anônimo disse...

Eude e Pava tiveram ótimos momentos na editora Vida e é por isso que serão lembrados. Obrigao aos 2 por tudo. Que DEUS os abençoe!

Ana Paula Porto disse...

Belíssimo texto.

Ana Paula Porto disse...

Belíssimo texto, parabéns ao autor. Sensível, emocionante... Parabéns!

Unknown disse...

Eude e Pavarini: Vocês foram demais na Vida! Acho difícil a vida continuar como está! De qualquer maneira, agradeço-lhes pela amizade e pela longa caminhada que vocês me proporcionaram na Vida.
Tudo de bom para vocês!

João A. de Souza Filho - Porto Alegre

Michel Furtado disse...

Poxa só tenho agradecer a este homem de Deus que não conheço, mas se você conhece a Vida acaba conhecendo-o. Parabéns por esses longos anos de muito trabalho. Aprendi muito com o lema "paixão pela palavra" que reflete muito o caráter deste homem de Deus.

Elieblog disse...

Puxa! são dois "manés", que aprendi muito e que marcaram a minha vida consideravelmente, com seus exemplos de fé, sabedoria, lealdade, amizade, gratidão... Como foi legal manter relações com esses dois: o ems1 e o Big Pava. Creio que novidades explendorosas acontecerão na vida desses dois manés filhos de Jeová! Pero que si pero que non, aguardem!

Anônimo disse...

A Editora Vida perdeu, com a saída do pastor Eude, a sua raiz. Mas, esse grande amigo e patrão, com certeza deixou e deixará marcas positivas em todos os lugares que tiverem a honra de tê-lo por perto.

Sinto muita saudade desse ser humano inigualável.

Deus irá conduzi-lo, pastor, por bons caminhos, pois é o que a maioria com certeza estará orando a Deus.

Abraços desse funcionário que nunca se esquecerá do carinho, amor e atenção sempre dispensados por esse chefe INIGUALÁVEL!

Rodolfo Ortiz

raortiz@ig.com.br

Anônimo disse...

Mudanças fazem parte de nossas vidas..., algumas tememoes outras ansiamos, algumas só o tempo dirão se foram boas ou ruins.
No final das contas o que fica sãos as marcas deixadas e o Pr. Eude cumpriu bem este papel. Deixou marcas memoráveis e acendeu fogo nos corações dos apaixonados pela Palavra, cabe a nós leitores ou quem quer que seja do meio editorial, colocar lenha nessa fogueira!

Prof. Ezequiel Brasil disse...

É...hoje me sinto na obrigação de fazer um pit stop e agradecer a Deus pela vida de vocês dois.
Fui edificado e enriquecido pelo trabalho de vocês.
Nas conferências,nos púlpitos e entrevistas por onde passo falo da boa literatura da VIDA, e lembro que não foi sempre assim.Falo alto e em bom som que balas e chicletes são melhores que muitas publicações.
Mas vocês dois nos deram a alegria de excelentes publicações com Erwin Lutzer, Josué Campanhã,Philp Yancey,Waren,J.Dwight Pentecost,Swindoll,David Ficher,Larry Crabb, o presente que é a NVI e tantos outros.
Que os propósitos de Deus possam se renovar a cada dia na vida de vocês.
Valeu!!!! Muito obrigado!!!!
Conte com minhas orações,
Pr.Ezequiel Brasil Pereira
Representante da Junta de Missões Mundiais da CBB
ezequielbrasil@gmail.com

Anônimo disse...

O Pr Eude é um irmão que fará grande falta a Editora Vida. Ele é um visionário e amigo fiel.
Como parceiro sua presença nos momentos mais dolorosos da minha vida me confortou.
Registro o carinho que a Convenção das Igrejas Missionarias do Brasil tem por ele! Estou seguro que o melhor de Deus está por vir.
Pastor J.Jacó Vieira

Blog Widget by LinkWithin