Insatisfeitos com os verbetes da enciclopédia colaborativa Wikipedia, um grupo de evangélicos norte-americanos decidiu criar uma “enciclopédia colaborativa na qual você pode confiar”, a Conservapedia (em inglês). Lá, os enciclopedistas defendem, por exemplo, que o Big Bang e os dinossauros estão na Bíblia, e a teoria da evolução pela seleção natural, de Charles Darwin, tem sérios problemas para ser conciliada com o registro fóssil.
O consenso científico passa longe de tudo isso, mas, segundo os autores da Conservapedia, o site oferece uma "alternativa necessária". Para eles, a criadora do modelo colaborativo para enciclopédias seria anticristã e antiamericana.
Apesar de a famosa enciclopédia on-line poder ser editada por qualquer um, os conservadores dizem não conseguir publicar nesse site as informações que desejam. Por isso, optaram pelo clone cristão, criado em novembro do ano passado, que deve “promover seus valores”.
“Tentei editar a Wikipedia e descobri que os editores tendenciosos censuram ou alteram fatos de acordo com seu ponto de vista”, afirmou ao jornal britânico “Guardian” o advogado Andy Schlafly, fundador da Conservapedia. “Meus textos factuais chegaram a ser removidos em 60 segundos.” (leia mais)
fonte: G1
6.3.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário