O que fez com que uma atriz de renome como Winona Ryder entrasse numa das lojas da rede Saks, em Beverly Hills, na Califórnia e roubasse itens no valor de US$ 5.500? O que fez com que o rabino Henry Sobel entrasse na loja da grife Louis Vuitton, em Palm Beach, e pegasse uma gravata deixando a loja sem pagar pela mercadoria?
Tanto num caso como no outro fica claro que os valores envolvidos são insignificantes para o status das pessoas. Em sã consciência, ninguém pode taxar a atriz ou o rabino de meliantes. Eles devem mesmo ser vítimas da doença chamada cleptomania.
Acredito que a punição [de Sobel] deverá resumir-se a penas pecuniárias e a serviços comunitários a serem cumpridos no condado. Porém, a maior pena ele já recebeu: a execração pública. E esta pena é difícil de ser paga. De nada adiantou seu passado de integridade moral.
Como lembrança aos seus detratores, vale recorrer a uma passagem da Bíblia, no Novo Testamento, quando Jesus Cristo proferiu, em defesa da prostituta Maria Madalena, no momento em que estava sendo apedrejada pelos populares: “Que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou”.
Antonio Tozzi, no site Direto da Redação.
3.4.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário