Se Deus está em todas as coisas, nem havia necessidade de criar um espaço só para ele na Internet. Mas evangélicos texanos (onde mais…) decidiram que isso não era o suficiente e resolveram fazer uma versão cristã do YouTube – o site que permite a exibição de vídeos e se tornou a atual coqueluche da Internet.
Pois fez-se a luz no ciberespaço com GodTube. O objetivo é claro – e é explicitado na seção “about us”: O site “usa tecnologia da Web para conectar cristãos com o propósito de encorajar e fazer avançar o Evangelho pelo mundo”.
Curiosamente, o slogan do YouTube é “broadcast yourself” (algo como “transmita-se”). Já o do Godtube é “broadcast Him” (transmita-O). E o “t” de “tube” ainda tem o formato de uma cruz. O site também permite a formação de grupos entre os usuários. Há, por exemplo, um que se propõe a ensinar “como ficar em super forma, alcançar a melhor saúde da sua vida e assim aumentar sua proximidade com nosso Senhor Jesus Cristo”.
Criado há três meses, o site tem mais de 1.500 videos e recebe 50 mil usuários por dia. O clone religioso segue a linha da Conservapedia que, como já visto por aqui, é a resposta da direita cristã dos EUA à Wikipedia, a enciclopédia colaborativa. E GodTube é tão liberal quanto a Conservapedia. Os vídeos do GodTube descem a lenha em “aberrações” como aborto e homossexualismo, por exemplo.
Apesar da preocupação religiosa, há cenas para lá de bizarras. Como o vídeo em que um homem descasca uma banana para “provar” a existência de Deus (infelizmente em inglês), o que por si só já garante espaço de honra para o site aqui no Nonsense. Entre outras coisas a banana é definida como o “pesadelo dos ateus”. Leia mais
Luiz Antonio Ryff, no blog Nonsense.
colaboração: Marília Cesar
10.4.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário