28.4.07

Sem resgate

Quando o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 entrar em vigor, talvez muitos brasileiros mal percebam as alterações. Eu, no entanto, já estou pregustando as amargas mudanças, por menores que sejam.

Está previsto, por exemplo, que o trema desapareça. O trema, que já não era visto nas páginas da Folha de S. Paulo e da revista IstoÉ, sumirá do nosso idioma para todo o sempre. Vou sentir muita falta. Jamais me acostumarei (tremo só em pensar) a sequestros sem trema, consequências sem trema, sanguíneo sem trema.

trecho de "Vão seqüestrar o trema!", texto de Gabriel Perissé no site Observatório da Imprensa. Leia mais

Um comentário:

Anônimo disse...

Uau!!! O prof. Perissé é um grande mestre da literatura. Foi meu professor na graduação. Gente boa demais. Inteligentíssimo!
Leiam " O leitor criativo" - Ed.Ômega.

Tem-se falado (e muito)da sempre fértil Clarice Lispector. A gente lê e pede bis: "Eis que de repente vejo que há muito não estou entendendo. O gume de minha faca está ficando cego? Parece-me que o mais provável é que não entendo por que o que vejo agora é difícil: estou entrando sorrateiramente em contato com uma realidade nova para mim que ainda não tem pensamentos correspondentes e muito menos ainda alguma palavra que a signifique: é uma sensação atrás do pensamento."

Blog Widget by LinkWithin