7.5.07

5 heresias

Estudo dos livros atuais sobre espiritualidade mostra similaridades com a Espiritualidade Secular. Para este movimento não há valores absolutos nem princípios duradouros pelos quais a vida humana seja julgada, abarcada ou avaliada.

1. ANTROPOCENTRISMO PURO ­
O homem é a medida de todas as coisas. Ele pode tudo pelo poder de sua mente. Nada mais absurdo. Seria este um dos motivos dos conflitos mundiais e corporativos? Ou a fonte inspiradora dos chefes autoritários?

2. AUSÊNCIA DE ABSOLUTISMO MORAL ­
Conceito importante e central da espiritualidade secular. A maioria de seus líderes e programas não demanda obediência total, como observou Laura Nash, pesquisadora da Universidade Harvard, apenas um investimento do preço do ingresso ou de qualquer produto que se deseje adquirir: um seminário, um livro, objetos místicos. Onde entram o respeito à hierarquia e ao colega da baia ao lado?

3. UTOPIA ­
Sua linguagem é romantizada, poética e altamente pluralista. Imagine só qual seria o destino de um profissional que levasse ao pé da letra a premissa da transparência no ambiente de trabalho ou mesmo da prática do amor, da humildade, da paciência e do sacrifício no sentido cristão? Ele seria um tolo, um louco ou sua carreira seria detonada na primeira reunião executiva. Experimente oferecer o outro lado de sua face e logo você ficará sem a cabeça e sem o emprego. As empresas e seus executivos necessitam exterminar seus discursos hipócritas se quiserem criar uma atmosfera em que impere a verdade, a justiça e o caráter ilibado.

4. IGNORA O CONCEITO DE ETERNIDADE ­
O importante é o aqui e agora. Cada valor, cada atividade humana têm de ser compreendidos à luz do momento presente. Os espiritualistas secularistas ou negam completamente ou permanecem céticos quanto à noção de eternidade. Então, por que o executivo teria responsabilidade social e ambiental?

5. ESPIRITUALIDADE SECULAR ­
Significa criatividade, força interior, identidade essencial, código da alma e lógica sistêmica da natureza para aumentar a consciência pessoal de forças criativas. Isto tudo serve de apoio para competições acirradas que visam somente mais lucro para as empresas?

fonte: Você S/A

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus quem não gostaria de ser funcionário de um cristão que ponha em prática a Bíblia e os conceitos de Deus.

Por isso é que Deus fala em Oséias 6, o meu povo perece porque lhe falta entendimento.

Vc precisa dar palestras, se foi vc quem escreveu e tenho quase certeza que sim Pavarini.

Deus continue lhe dando inspiração e revelando sua verdadeira vontade, vou publicar no meu blog.

O mundo merece aprender mais de Deus.

Pavarini disse...

Ops... O assunto é recorrente em minhas palestras e treinamentos, mas esse texto saiu na Você S/A. :)

Blog Widget by LinkWithin