5.5.07

Sabadão Literário (4)

Um big abraço p/ a Ana César, p/ a Janaína e p/ a Judith Almeida pelas valiosas colaborações p/ o Sabadão Literário de hj.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Pava,

Dos frutos é que se conhece a árvore. Dessa forma estamos sendo agraciados por ti. Sou grata por ter-me em bênção et buoni amicis.

"Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não pode ver por falta de luz. Logo há mister de luz, há mister de espelho e há mister de olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar um homem dentro de si, e ver-se a si mesmo ? Para esta vista são necessários olhos, é necessário luz, e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina, Deus concorre com a luz que é a graça; o homem concorre com os olhos que é o conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte; por qual deles havemos de entender que falta ? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?" (Padre Antonio Vieira)


Sermão da Sexagésima, pregado na Capela Real no ano de 1655.

Blog Widget by LinkWithin