O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos pedirão "a todo o mundo que promova a democracia" em Cuba para oferecer uma alternativa à ilha quando o "bom Senhor levar [o ditador] Fidel Castro".
"Um dia, o bom Senhor levará Fidel Castro", ironizou Bush em um discurso na Escola de Guerra Naval de Newport, em Rhode Island, ao ser perguntado por um aluno colombiano sobre sua avaliação da atual situação na América Latina.
"Minha opinião é a que precisamos aproveitar a oportunidade para chamar todo o mundo para promover a democracia como alternativa ao estilo de governo imposto aos cubanos" pela Presidência de Castro.
Bush deu a entender que a morte de Fidel, que entregou o poder há quase um ano a seu irmão por razões de saúde, constituirá um "desafio interessante" para os Estados Unidos, que aplicam há quase meio século um embargo econômico a Cuba.
O presidente também garantiu que seu governo "trabalha estreitamente" com a Marinha e a Guarda Nacional para garantir que não haja problemas entre Estados Unidos e Cuba quando ocorrer a transição na ilha.
Fidel Castro acusou Bush em um artigo publicado na última segunda-feira (25) de ter ordenado seu assassinato.
fonte: Folha Online
29.6.07
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
"promover a democracia em Cuba" (G. W. Bush) = Trazer para Cuba inúmeras multinacionais norte-americanas e européias, que se instalarão e pagarão preço de banana ao povo cubano, que deverá consumir tudo e qualquer coisa; manipular as eleições em Cuba, sobretudo por meio da televisão, já "democratizada", e colocar no poder um servo fiel do poder econômico; encher Cuba de americanos endinheirados, que aproveitarão as belas praias e, quem sabe, pagarão poucos dólares para se divertirem com mulheres cubanas, muitas desempregadas, sem condições de vida, obrigadas a se prostituir; além de Guantánamo, instalar mais uma base estadunidense em Cuba, a fim de proteger o mundo do terrorismo; fazer com que o Governo corte as verbas necessárias para manter a Educação e a Saúde com a qualidade que hoje têm, apesar do imoral embargo econômico que o Governo dos EUA impõe a Cuba há muitas décadas; sim, repetindo: "democratizar" os meios de comunicação de massa, ou seja, todas as rádios deverão transmitir músicas de artistas norte-americanos, cujos CDs estarão à venda em qualquer loja, de qualquer esquina, além de trazer todos os bons seriados norte-americanos para Cuba (alta qualidade, como 'Sex in the City'), as boas revistas, os livros de auto-ajuda e, é claro, muuuitos missionários cheios de boas intenções, que terão o direito de instalar uma igreja em cada quarteirão de Cuba, para que o povo comece a 'respeitar as autoridades', já que 'toda autoridade vem de Deus'.
Ah, sim, eu me esqueci: além de "democratizar", "ajudar" Cuba a se recuperar economicamente, fazendo com que o FMI e os grandes bancos emprestem muito dinheiro a Cuba para que ela pague os juros da dívida por toda a eternidade, em detrimento dos investimentos que seriam necessários ao país.
Ah sim... Um dia o Senhor leverá o Fidel... mas levará o Bush também... Um dia o senhor da guerra estará frente a frente com o Senhor da Glória... isso me consola, ô!
Postar um comentário