30.7.07

Cansei (1)

Em 17 de agosto, dia em que se completam 30 dias do pior acidente da história da aviação nacional, o Brasil ficará em silêncio por um protesto solidário. A data anteriormente divulgada pelo Adnews, de 1º de agosto, foi, portanto, alterada.

A iniciativa parte de um grupo de aproximadamente 40 pessoas, liderado por empresários, executivos de comunicação, publicitários, artistas, entre outros. Após algumas reuniões, decidiu-se que o "Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros" acontecerá às 13 horas do dia citado e visa a ser um manifesto de indignação e solidariedade para sensibilizar a população. Segundo foi falado no encontro, não há foco de apelo político. Por essa razão, a OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil - será a única entidade a assinar a campanha.

A mídia terá papel fundamental no apoio de divulgação. A partir desta sexta-feira, 27, diversas emissoras de TV e rádio AM e FM começam a divulgar os filmes e spots a fim de convocar a população a se juntar ao ato. Jornais e revistas também veicularão anúncios em seus impressos, porém, com data ainda não estipulada. Já à Internet, caberá o papel de tornar o processo virulento, ou seja, utilizar blogs e sites para rápida disseminação e conseqüências do movimento. O Adnews também vai aderir ao ato com a paralisação das atividades por um minuto.

Na data prevista, um grupo se reunirá em frente ao prédio destruído da TAM Express, local onde o avião da mesma companhia se chocou e explodiu no dia 17 de julho em São Paulo. O protesto silencioso deverá ter transmissão ao vivo e contar com personalidades, líderes religiosos, formadores de opinião e artistas.

Embora sustente foco na homenagem às vítimas do acidente, o movimento é mais abrangente. Acima de tudo, a campanha publicitária "Cansei", convoca o cidadão a refletir sobre problemas em vários setores do país tais como violência, educação, caos aéreo, entre outros. A peça é encenada por brasileiros de tipos variados que se dizem cansados de conviver com os vários problemas e cultivar o sentimento de omissão diante disso. Ao final da campanha, uma locução recomenda aos que também se consideram cansados deste quadro a se juntarem ao ato e contribuir para silenciar o Brasil por um minuto. Conheça o blog do movimento.

fonte: adNews

Desde a semana passada coloquei aqui no blog o banner dessa campanha legal. Cezar Elbert, meu amigo e parceiro de musicais, compôs e produziu o jingle que será usado pela galera.

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