23.7.07

Cerveja com chocolate

Durante décadas, as cervejas fabricadas no Brasil puderam ser divididas em basicamente dois tipos: clara e escura. O consumidor tinha de se dar por satisfeito com a mesmice exposta nas prateleiras dos supermercados, enquanto os fabricantes se dedicavam a reforçar as marcas de seus produtos e organizar um sistema de distribuição que conseguisse chegar aos botecos mais longínquos.

Naqueles tempos de pouca competição, pensar em produtos inovadores era desnecessário -- para dizer o mínimo. Para os fabricantes, o melhor a fazer era investir em receitas seculares e já aprovadas pelos entusiastas da bebida. Nos últimos anos, porém, a fórmula começou a dar sinais de desgaste - e os produtores de cerveja foram obrigados a criar novidades que garantissem seu crescimento.

Nos próximos dias, a Ambev, maior cervejaria do país, com faturamento de quase 11 bilhões de reais em 2006, vai colocar no mercado seu produto mais ousado em muitos anos: a Bohemia Swiss, uma inédita (pelo menos no Brasil) e um tanto quanto estranha combinação de cerveja com chocolate. "Não é uma cerveja para ser consumida a noite inteira ou durante um churrasco", afirma o gerente de desenvolvimento de cervejas da Ambev, Wilson Fornazier, chocólatra assumido e um dos idealizadores do produto. "É uma bebida para ser degustada no final da refeição, acompanhando sobremesas, por exemplo."

fonte: revista Exame

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin